Na manhã desta ontem (08), Petrolina sediou o I Encontro Estadual do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE), promovido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão de Pernambuco (IF – Sertão).
O evento aconteceu com apoio da Secretaria Municipal de Acessibilidade e teve como público-alvo os educadores do Instituto, além de educadores de cidades como Salgueiro e Ouricuri.
Dentre as atividades da manhã, o Secretário de Segurança Cidadã do município, Cel. Daniel Ferreira, palestrou sobre o tema Direitos das Pessoas com Necessidades Especiais.
A intenção da iniciativa é, a partir do encontro, criar um documento de intenções contendo as principais demandas de melhorias para esse público. Além dos avanços conquistados por Petrolina nos últimos anos, configurando-se como o segundo município brasileiro a ter uma secretaria específica de acessibilidade, tendo como objetivo assegurar os direitos das pessoas com deficiência e garantir-lhes a cidadania.
“Temos leis que dão o amparo legal às pessoas com deficiência e a Prefeitura de Petrolina faz valer esses direitos, buscando melhorar a cada dia e sabemos que muito ainda precisa ser feito. Petrolina sedia esse evento e continua saindo na frente em cuidados com as pessoas, tanto que para participar do ‘Minha Casa, Minha Vida’, onde aqui o quantitativo é de 10% do universo total vagas, quando o Governo Federal preconiza 3%, sendo ajustável a cada município”, revelou o Secretário de Segurança Cidadã, Cel. Daniel Ferreira.
Também participaram do encontro o Reitor e a Pró-Reitora do IF-Sertão, Professor Sebastião Rildo Diniz e Cristina Maria Pereira Ponte, respectivamente, além do Secretário de Acessibilidade, Marcos Conceição.
Texto e fotos: Ascom Petrolina