A fruticultura irrigada tem rendido ao município de Petrolina dados relevantes na economia, na geração de emprego e, mais recentemente, no Produto Interno Bruto (PIB), segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com o PIB de R$ 658 milhões, Petrolina está em terceiro lugar no setor agropecuário do Brasil e é a única cidade de Pernambuco que está entre os 100 maiores PIBs nesta área.
A primeira cidade na lista é Sorriso, no Mato Grosso, em seguida está São Desidério, na Bahia. A cidade vizinha, Juazeiro/Bahia, que também possui agricultura irrigada, encontra-se em 59º lugar. O estado do Mato Grosso é o que mais tem cidades na lista, com 24 ao todo.
“Este resultado só demonstra a potencialidade econômica que Petrolina possui em comparação não apenas na região Nordeste, mas em todo o Brasil. A cidade tem sido destaque constante nas grandes mídias que apontam pontos positivos de uma cidade que cresce significativa, a exemplo do recente dado divulgado pelo Ministério do Trabalho e Emprego, de que Petrolina é a cidade que mais emprega no interior do Nordeste. A cidade teve um crescimento de 30% nos últimos 10 anos, portanto, é uma cidade que tem muito a oferecer à sua população e nós continuaremos trabalhando incansavelmente para investir no crescimento da cidade”, afirmou o prefeito Julio Lossio.