A partir de 2012, o município de Petrolina receberá do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), do Governo Federal, com 605 vagas para cursos de formação inicial e continuada.
Os cursos, que terão carga horária de 160 a 400 horas, serão destinados aos beneficiários do Programa Bolsa Família, que tenham nível fundamental incompleto e idade entre 18 e 59 anos.
Na reunião entre representantes da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest), do Senac, do Senai e do Instituto Federal do Sertão Pernambuco (IF Sertão), a Secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho, Tereza Virgínia de Carvalho, apresentou os programas sociais e de qualificação profissional que estão sendo desenvolvidos pela gestão municipal desde 2009, entre eles o Petrolina Qualifica, o Juventude e Cidadania, o Vida Nova – Centro da Juventude e o Fábrica de Oportunidades.
“Nós estamos trabalhando para cumprir com o objetivo da gestão Julio Lossio, que é proporcionar melhoria na qualidade de vida das pessoas. Esses cursos irão preparar o profissional para enfrentar a competitividade do mercado, ajudando no combate ao desemprego e formando mão de obra qualificada”, garantiu.
As pré-inscrições estão previstas para o mês de janeiro e os cursos, que serão oferecidos pelo Senai, Senac e IF Sertão, terão início no mês de fevereiro de 2012. (Fonte: Ascom PMP).