O prefeito, Julio Lossio, e o diretor-presidente da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA), Geraldo Junior, entregaram a Licença Prévia de Instalação da Usina de Energia Solar à Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf). A entrega foi realizada com uma solenidade no Gabinete da Prefeitura Municipal.
A planta de geração de energia solar é fotovoltaica e ainda é experimental. A planta será instalada no perímetro irrigado Pontal, com capacidade de gerar três mega watts (3MW) de energia. Segundo o gerente de divisão de Meio Ambiente de geração da Chesf, Elvidio Landim, a cidade foi escolhida para desenvolver e aprimorar essa tecnologia, devido ao potencial de insolação anual. “Petrolina tem as condições climáticas adequadas para esse tipo de energia. Primeiro a insolação grande parte do ano, que é imprescindível por causa da produção de energia regular, e segundo a baixa precipitação”, explica Landim.
De acordo com o gerente regional de operação da Chesf, Edson Gonçalves, a usina não servirá apenas de geração, também será para realização de pesquisas na área de geração de energia solar. “A área de Petrolina é uma das poucas áreas de grande incidência solar no Brasil, o que a torna perfeita para geração e pesquisas em energia solar no país”, afirma Gonçalves. Ele também explica que 2,5 MW serão para distribuição de energia e 0,5 MW para pesquisa na área.
Para o prefeito, Julio Lossio, a Usina de Energia solar representa uma grande inovação para a cidade. “Petrolina é um dos sítios privilegiados de todo o mundo para a produção de energia solar por conta de o sol chegar aqui perpendicular, permitindo uma maior potência para as nossas placas solares. E nós acreditamos que a energia solar por ser limpa e gratuita, ela será sem dúvida uma grande vertente para o futuro e de modo especial, Petrolina será um grande centro de produção de energia solar”, enaltece Lossio.