A atleta Ramires Coelho, (14), participou pela terceira vez dos jogos escolares a nível sul-americano. Neste ano ela trouxe para casa a medalha de ouro na categoria individual de xadrez, e a medalha de prata por equipe, “que por dez anos não conseguia ficar entre os três” revela Ronielly Coelho, técnico da seleção. Os demais integrantes da equipe; Marcos Vinicius Sakada(PR), Thiffany Nakata(SP), Francisco Allyson(RN), os técnicos, Lênia Damasceno (RN) e o Petrolinense Ronielly Coelho. Segundo ele foi uma grande vitória vencer o Peru, Paraguai, Venezuela e Uruguai e empatar com a Colômbia e Equador. No pódio o primeiro lugar ficou com a Colômbia, o segundo com o Brasil e terceiro com o Peru. A atleta Ramires Coelho que faz parte da equipe brasileira, no individual deixou o segundo lugar para a Colômbia e o terceiro para o Peru, ficando com a medalha de ouro “invicta com 5 pontos em 6 possíveis”.
As olimpíadas escolares acontecem anualmente e recebem quatro etapas, a regional, estadual, nacional e sul-americana. As competições começaram em 29 de novembro e terminaram no dia 5 de dezembro. Estudantes de Petrolina participaram da primeira etapa que aconteceu na própria cidade, os ganhadores foram para a segunda que aconteceu em Recife. A terceira fase (nacional) foi em Poço de Caldas-MG. Depois de passar por essas etapas a petrolinense Ramires Coelho chegou a representar o Colégio Dom Bosco a nível sul-americano na cidade de Natal-RN onde conquistou o primeiro lugar.
11 países sul-americanos participaram das provas de xadrez do 18° jogos sul-americanos de 2012, sediadas no centro de convenções em Natal-RN; Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai, Venezuela e Suriname, competindo pelo sistema Suíço por Equipes.
Por Denise Saturnino
Foto: Raryana wenethya