Operação foi deflagrada em Salvador, Petrolina, Aracaju e Juazeiro. Investigações começaram em 2007, quando surgiram indícios de fraude.
Dos 10 mandados de prisão da Operação Boca de Lobo, quatro eram de Juazeiro e três já foram cumpridos na manhã desta quinta-feira (5). Além do ex-procurador do município, Pedro Cordeiro, também estão presos na Polícia Federal Alberto Martins, ex- diretor do Saae e dono da empresa Real Saneamento, que venceu a licitação e executou a obra no município, e Sebastião Azevedo, sócio da empresa. Segundo a polícia, as buscas continuam pelo ex-prefeito Misael Aguilar, que estaria em uma fazenda no município de Barreiras, oeste da Bahia.
A Polícia Federal arrombou pela manhã a porta da casa do ex-prefeito, que estava fechada, e entrou nas residências de ex-servidores que trabalharam na prefeitura e no Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) entre os anos de 2005 e 2008. No bairro Alto do Alencar, policiais e delegados passaram quatro horas na casa do advogado Pedro Cordeiro, que foi procurador do município na gestão de Misael Aguilar.
A Operação Boca de Lobo foi deflagrada nos municípios de Salvador, Petrolina, Aracaju e Juazeiro. Em busca de documentos e computadores, a equipe também foi até a Secretaria de Obras, à prefeitura e ao Saae da cidade localizada no norte da Bahia. As investigações da Polícia Federal começaram em 2007, quando surgiram indícios de fraude em licitação pública de quase R$ 14 milhões para a execução de obras de saneamento básico no bairro Itaberaba. A verba saiu de um convênio com o Ministério das Cidades e tinha a Codevasf como gestora dos recursos.
Durante o inquérito, também foram encontrados indícios de fraudes em verbas do PAC 1 e irregularidades em outras licitações envolvendo ex-servidores da prefeitura, do Saae e empresas privadas.
A polícia informou ainda que durante a gestão de Misael Aguilar pessoas ligadas à prefeitura teriam sonegado documentos a auditores da Controladoria Geral da União (CGU) que estavam realizando auditoria no município. A Polícia Federal informou que o balanço da Operação deve ser divulgado na tarde desta quinta-feira.
G1
1 Comment