Usuários de veículos aéreos não-tripulados (Vants), os conhecidos drones, foram recebidos pelo Grupamento Aéreo (Graer) da Polícia Militar na manhã desta quarta-feira, 11, no Quartel dos Aflitos, em Salvador. Durante a reunião o grupo foi avisado que no Carnaval o equipamento vai ser fiscalizado pela Polícia Federal
Caberá também à PF aplicar sanções aos que não cumprirem as normas da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), principalmente quando utilizados em locais de grande aglomeração de pessoas e circulação de outras aeronaves, como nesses dias de festa.
De acordo com o subcomandante do Graer, major Renato Lima, o aumento significativo do número de drones em eventos públicos da cidade, a exemplo da Lavagem do Bonfim, no último dia 2, criou a necessidade de alertar sobre a obediência aos requisitos de voo e pilotagem exigidos.
O objetivo das orientações transmitidas durante o encontro no Graer é garantir a segurança e evitar acidentes tanto para os foliões, que curtem a festa na avenida, quanto para pilotos de aeronaves tripuladas.
Para evitar os riscos a quem utiliza e às pessoas que estarão sob as aeronaves, foram editadas a Circular de Informações Aeronáuticas, a AIC-N 21/10, e a Instrução Suplementar 21-002, que regulamentam a operação das aeronaves. A fiscalização e aplicação de sanções a quem desobedecer às normas são de responsabilidade da Polícia Federal.
“Esses instrumentos precisam atender às normas administrativas, junto à Anac, a exemplo da documentação, e também operacionais, junto ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea). Temos visto que muitas das regras não são seguidas e muitas são até desconhecidas”, explicou o subcomandante.
Fonte: A Tarde