Arte que se concebe, fruto de perspectivas, quebra de tabus, exploração de sentimentos; despertar de percepções. Esse é o conceito da nova exposição do artista plástico pernambucano, Rinaldo Lima que há um bom tempo vem rabiscando sua história na arte popular. Já realizou algumas exposições, com destaque para Baque Solto e a homenagem ao centenário de Luiz Gonzaga; realizada em 2012.
Agora é a vez do Frevo, Patrimônio Imaterial da Humanidade, ritmo impregnado de histórias, a “cara do Recife”, da cultura popular pernambucana.
Seguindo a intuição, com a qual mantém uma constante, o artista escolheu o nome Pictórico Frevo para ilustrar o próximo desafio, o frevo sempre fez parte da sua vida, memórias que são resgatadas a cada reencontro com Recife, Olinda. Experiência que foi renovada este ano, no carnaval, o artista que também é jornalista, esteve presente cobrindo alguns blocos, e tratou de exercer suas habilidades com o registro de quase 2 mil fotografias, ele sabe, que através da janela da alma, há um universo de cores, vida, sentimentos que estão lá, gritando para serem vistos, percebidos. Alma de artista é assim, a Exposição Pictórico Frevo será composta por 15 telas, tamanho 1 x 1.5, pintura em acrílica. Relembrando que essa nova produção já havia sido vislumbrada no lançamento da última exposição (Gonzagão).
Cores, movimento, liberdade, essa é a ideia defendida, o nome da expo, o artista faz questão de explicar: “escolhi o nome por intuição e por vivenciar um momento de afirmação com o meu trabalho, acho bacana as pessoas reconhecerem meus quadros, já possuem identidade, este novo trabalho será uma espécie de recortes de cena, cada momento, cada movimento, Pictórico porque destaca as qualidades plásticas da dança, dos movimentos e dos figurinos, casa com a minha nova fase hipercolorida e vibrante.” diz.
A sua convicção quanto à escolha do tema convence pela paixão com que defende a arte “Nada hoje combina mais com o que eu estou fazendo do que expressões culturais como o frevo. Uso a gestualidade do meu trabalho, das pinceladas rápidas, dos efeitos visuais para retratar movimentos e cores dos passistas”. Finaliza.
A exposição Pictórico Frevo estará aberta a visitações no prédio da reitoria da Univasf em Petrolina, a partir do dia 20, deste mês. Vale a pena conferir!
Por Tatiane Marta
Jornalista e produtora do evento
BLOG FOLHA