Pior fase de desaceleração já passou, diz Mantega sobre PIB

Economia cresceu 0,4% no segundo trimestre, segundo dados do IBGE. Crise retarda efeitos de medidas de estímulo, afirmou o ministro.

Ministro da Fazenda Guido Mantega repercute o PIB nesta sexta-feira (31) (Foto: Darlan Alvarenga/G1)

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou nesta sexta-feira (31) que a economia está mostrando recuperação – apesar do crescimento baixo, de 0,4% no segundo trimestre, segundo dados divulgados mais cedo pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

“Passamos a pior fase de desaceleração, que ficou concentrada no primeiro trimestre, e a economia está acelerando gradualmente”, afirmou o ministro ao comentar o resultado do PIB (Produto Interno Bruto) do segundo trimestre. “É um número que estamos olhando no retrovisor,está ficando para trás. De qualquer forma, é um resultado bom em relação ao primeiro trimestre. Não é excepcional, mas é o prenúncio de resultados melhores que virão no segundo semestre”, destacou.

Apesar de fracos, os dados corroboram a afirmação do ministro: o crescimento de 0,4% é o maior desde o segundo trimestre de 2011, quando a expansão foi de 0,6%.

Entenda como é calculado o PIB

O ministro destacou que a economia já está num ritmo melhor do que no primeiro semestre e que os resultados do terceiro e quatro trimestres serão “ainda melhores”. Mas, questionado, Mantega não quis dar uma previsão para o PIB no fechamento do ano.

“Nós fazemos revisões bimensais desses dados, então temos que aguardar para fazer a revisão. Mas temos que olhar para frente e não para trás. Olhando para frente, tivemos uma desaceleração maior que o esperado neste início de ano e agora vamos atrás da recuperação. O que posso garantir é que a economia já está em aceleração gradual. Não é nada espetacular, mas a aceleração gradual já está ocorrendo neste momento da economia”, disse.

“O que interessa para mim é olhar para frente e assegurar que este segundo semestres nós estejamos voltando próximos daquele patamar de crescimento em torno dos 4%. O último trimestre do ano, com certeza nós vamos nos aproximar de um crescimento em torno de 4%”, acrescentou.

Ele também não respondeu se o país deverá crescer mais ou menos que no ano passado, quando a expansão ficou em 2,7%. “Como eu disse, estamos olhando para frente. No segundo semestre vamos estar crescendo mais do que o ano passado”, dissse.

Já para o 2013, o ministro afirmou que o governo espera um crescimento maior que 4%.

“A maioria das projeções para o ano que vem são de um crescimento de 4% ou mais”, disse. “Acho perfeitamente viável que a gente cresça mais de 4% no próximo ano”.

Tombini concorda

Em nota divulgada pelo Banco Central, o presidente da autoridade monetária fez avaliação semelhante à do ministro da Fazenda. “O crescimento do PIB, conforme dados das Contas Nacionais divulgados hoje pelo IBGE, confirma a recuperação gradual da atividade econômica no primeiro semestre”.

Segundo Tombini, a demanda doméstica continuou sendo o principal suporte da economia, e “mesmo diante do complexo ambiente internacional, as perspectivas apontam intensificação do ritmo de atividade ao longo deste segundo semestre e do próximo ano”.

Crise internacional prejudicou

Mantega afirmou que o resultado do PIB no segundo trimestre foi fortemente influenciado pela crise internacional, que puxou para baixo o crescimento da União Europeia e de vários países.

Segundo ele, a crise internacional está retardando o resultado de medidas de estímulo adotadas pelo governo como a redução da taxa de juros.

Mantega afimou, no entanto, acreditar que os investimentos – que acumulam quatro trimestres de contração – voltem a crescer. “Acreditamos numa recuperação dos investimentos neste segundo semestre”, disse. “O investimento demora mais a reagir do que as outras variáveis porque depende de visão de longo prazo”, acrescentou.

O ministro afirmou, também, que os estímulos setoriais , como a redução das alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) estão surtindo efeito. “No caso da indústria automobilística, ainda não foi anunciado, mas deverá ser anunciado vendas recordes para o mês de agosto. As previsões preliminares são de que talvez as vendas atinjam em torno de 400 mil veículos leves”, disse.

Paliativos e medidas estruturantes

O ministro também rebateu as críticas de que o governo esteja tomando apenas medidas paliativas em vez de medidas estruturantes para o desenvolvimento econômico do país.

“O governo tem tomado medidas estruturais há muito tempo”, disse o ministro, citando o PAC, o aumento do crédito e a redução dos custos para produção e investimentos.

“Achar que o programa de concessões de ferrovias e rodovias é de curto prazo é uma piada”, disse, acrescentando que quando há “uma crise internacional dessa magnitude, o governo tem também que apagar incêndios”.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Política Relevantes Revista

Cúpula dos Povos traz perspectiva social e ambiental à COP30

post-image

Movimentos sociais, redes e organizações populares de todo o mundo ser reúnem nesta quarta-feira (12), às margens do Rio Guamá, em Belém (PA), para a abertura da Cúpula dos Povos.  Em uma agenda que se estende até o dia 16 de novembro, o encontro deve reunir, na Universidade Federal do Pará, milhares de pessoas com o objetivo de trazer perspectivas sociais e ambientais em encontros paralelos à 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30).

Ainda de manhã, embarcações navegarão pelas águas do Rio Guamá até a Baía do Guajará em verdadeiro arrastão de vozes populares por justiça climática, em um encontro de mulheres, jovens, ribeirinhos, pescadores, indígenas, quilombolas, agricultores familiares e toda a diversidade dos povos mundiais que se juntarão ao movimento. A Barqueata da Cúpula será o primeiro ato político de uma extensa programação que se estende até…

Read More
Política Relevantes

Deputado Roberto Carlos propõe Programa Habitacional para policiais civis e militares da Bahia

post-image

O deputado estadual Roberto Carlos (PV), vice-líder do Governo, apresentou, na Assembleia Legislativa da Bahia, uma Indicação ao governador Jerônimo Rodrigues solicitando a implantação de um Programa Habitacional voltado aos integrantes das Polícias Civil e Militar do Estado.


A iniciativa busca garantir moradia digna e segura aos profissionais de segurança pública, reconhecendo o papel essencial que desempenham na proteção da população baiana.


De acordo com o parlamentar, muitos desses servidores vivem em áreas que não oferecem a segurança necessária às suas famílias, o que aumenta sua exposição a riscos e dificulta o pleno exercício de suas funções. “Quem protege a Bahia merece viver com dignidade. É dever do Estado oferecer condições seguras para aqueles que arriscam a própria vida em defesa da sociedade”, afirmou Roberto Carlos.

O deputado destacou ainda que o programa contribuirá…

Read More
Política Relevantes

COP30 começa nesta segunda; saiba o que está em jogo e o que esperar da conferência sobre a crise do clima

post-image

A 30ª Conferência do Clima da ONU (COP30) começa nesta segunda-feira (10) em Belém (PA), a primeira realizada na Amazônia. Serão duas semanas decisivas para a ação global contra as mudanças climáticas.

Cerca de 50 mil pessoas — entre diplomatas, líderes, ativistas, cientistas e empresários — participam do encontro. A Cúpula de Líderes, que terminou na sexta (7), já indicou o tom político das negociações:

Agora, as atenções se voltam para as mesas de negociação, onde esses compromissos terão de sair do discurso e se transformar em planos concretos, com metas, prazos e recursos definidos. Mas o que é de fato a COP, qual a sua importância e o que será realmente…

Read More
Política Relevantes

Emergência climática é uma crise da desigualdade, diz Lula na COP30

post-image

“Uma transição justa precisa contribuir para reduzir as assimetrias entre o Norte e o Sul Global, forjadas sobre séculos de emissões. A emergência climática é uma crise de desigualdade. Ela expõe e exacerba o que já é inaceitável. Ela aprofunda a lógica perversa que define quem é digno de viver e quem deve morrer. Mudar pela escolha nos dá a chance de um futuro que…

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu nesta segunda-feira (10) que a governança global precisa contribuir a favor de uma transição justa para economias de baixo carbono que evite um colapso climático planetário. A declaração foi dada na abertura da 30ª Conferência das Partes (COP30) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC, na sigla em inglês), realizada em Belém. O evento prossegue até o próximo dia 21.

“Uma transição justa precisa contribuir para reduzir as assimetrias entre o Norte e o Sul Global, forjadas sobre séculos de emissões. A emergência climática é uma crise de desigualdade. Ela expõe e exacerba o que já é inaceitável. Ela aprofunda a lógica perversa que define quem é digno de viver e quem deve morrer. Mudar pela escolha nos dá a chance de um futuro que…

Read More
Sem Categoria

Gestão de Juazeiro inicia requalificação do Memorial da Bossa Nova, antiga casa de João Gilberto

post-image

Em Juazeiro, a memória da música brasileira ganha novos contornos. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes/Seculte, iniciou a revitalização do Memorial Casa da Bossa Nova, espaço de homenagem localizado na residência de infância de João Gilberto, juazeirense conhecido como “pai da Bossa Nova”.

O projeto inclui a reconstrução do memorial, com o apoio da museóloga especializada Gilzia Dias Brito. O objetivo é proporcionar ao público uma experiência mais completa sobre a vida e a obra do músico.

Três salas da casa serão usadas: duas para exposições com fotos, informações e trajetória, e uma para exibição de vídeos, shows e materiais de pesquisa, além de outras novidades. Para isso, estão sendo criados dois projetos: o museográfico, que organiza o espaço, as exposições e o fluxo de visitantes, e o museológico, que define missão, visão,…

Read More
Política Relevantes

Ação contra o Comando Vermelho na Bahia prende 35; 1 pessoa foi morta

post-image

Ao menos 35 pessoas suspeitas de envolvimento com o crime organizado na Bahia foram detidas na manhã desta terça-feira (4), durante uma operação da Polícia Civil contra a facção criminosa Comando Vermelho (CV) no estado.

Realizada com o objetivo de desarticular o núcleo armado e financeiro da facção na Bahia, a Operação Freedom contou com o apoio da Polícia Militar baiana, da Polícia Civil do Ceará e da Polícia Federal (PF).

Além de Salvador e Eusébio, há mandados judiciais sendo cumpridos em Ilhéus e Aratuípe, na Bahia. A Justiça também autorizou o bloqueio de 51 contas bancárias ligadas aos investigados.

Segundo a Secretaria da Segurança Pública da Bahia, um homem foi morto ao reagir à ação policial. O homem, cujo nome não foi divulgado, não constava entre os alvos dos mais de 90 mandados…

Read More
Política Relevantes

Lula sanciona lei que cria o Sistema Nacional de Educação

post-image

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, nesta sexta-feira (31), em Brasília, a lei que institui o Sistema Nacional de Educação (SNE). O texto prevê a cooperação entre União, estados, Distrito Federal e municípios na formulação e implementação integrada das políticas educacionais.

Assim como o Sistema Único de Saúde (SUS) organiza esse setor, a ideia é que a educação básica do país seja organizada pelo SNE.

Em cerimônia reservada no Palácio do Planalto, Lula agradeceu o trabalho do Congresso Nacional na criação do sistema, que está previsto na Constituição, incluído por emenda constitucional em 2009, e destacou que será uma ferramenta de acompanhamento da creche até a universidade.

Além disso, segundo ele, a medida deixa claras as responsabilidades de cada ente federado, as individuais e as compartilhadas.

Read More
Política Relevantes

Recurso de Bolsonaro será julgado em plenário virtual em novembro

post-image

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) vai julgar, de modo virtual, entre os dias 7 e 14 de novembro, o recurso do ex-presidente Jair Bolsonaro contra a decisão que o condenou a 27 anos e três meses de prisão por crimes contra a democracia

Na mesma sessão virtual deverão ser julgados os recursos de outros seis réus, todos antigos aliados do ex-presidente e que foram considerados o núcleo principal de uma tentativa de golpe de Estado que tentou manter Bolsonaro no poder mesmo após derrota eleitoral em 2022. 

A ação penal na qual todos foram condenados entrou na pauta de julgamentos nesta terça-feira (28), um após ter se encerrado o prazo para apresentação dos recursos

Dentre os condenados, apenas não recorreu: o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro e…

Read More