Pivô do caso Aranha volta a trabalhar, mas ainda sofre ameaça 1 ano depois

Patrícia Moreira posta foto com D'Alessandro em rede social  (Foto: Reprodução / Facebook)Patrícia Moreira postou foto com D’Alessandro em rede social (Foto: Reprodução / Facebook)

Patrícia Moreira protagonizou o caso de injúria racial que talvez tenha recebido maior cobertura da mídia nos últimos anos. Na era das redes sociais e das mensagens instantâneas, a jovem de 23 anos precisou mudar de casa, de emprego e de rotina para tentar viver normalmente em Porto Alegre. Algo que, ainda, é difícil para a auxiliar odontológica.

A exposição nas imagens que a flagraram gritando “macaco” há um ano, na Arena, no duelo com o Santos, pelas oitavas de final da Copa do Brasil, tiveram impacto social, financeiro e psicológico na garota, que passou e ainda passa por tratamento psiquiátrico para tentar seguir a vida e superar uma fase depressiva.

A última sacudida na rotina foi quando postou foto com D’Alessandro, rival gremista, numa nova conta em rede social, em 30 de julho. As ameaças voltaram e mostraram que ainda reinam feridas abertas do caso de 28 de agosto de 2014.

Tabela patrícia moreira  (Foto: Reprodução)

RECLUSÃO EM DELEGACIA TERMINA NO SÁBADO

Neste sábado acaba o período de punição feita na transação penal feita na Justiça para Patrícia, em novembro do ano passado. Todo dia de jogo do Grêmio, a jovem precisava se apresentar em um local a ser definido com antecedência, mas nunca fixo – uma exigência do advogado, Alexandre Rossato, para a segurança de sua cliente. Patrícia, em silêncio, tenta entrar em um ostracismo e ser esquecida. Outras três pessoas entraram no acordo, feito em novembro do ano passado:  Eder Braga, Fernando Ascal e Rodrigo Rychter.

Torce para que o tempo a torne novamente mais um rosto na multidão, embora não acompanhe mais futebol e não pretenda voltar aos estádios no futuro. A tatuagem com o escudo do Grêmio será a lembrança de uma época que não voltará. Poderia, por exemplo, ver uma eventual final da Copa do Brasil no estádio. “Nem pensar”, a resposta definitiva para o advogado.

HÁ 90 DIAS NO NOVO EMPREGO

Um ano após o xingamento ao goleiro Aranha, hoje no Palmeiras, Patrícia Moreira conseguiu um novo emprego, novamente em sua área, após seu afastamento do Centro Médico e Odontológico da Brigada Militar, em agosto do ano passado. Há cerca de 90 dias, voltou a exercer sua atividade, ainda que não ganhe o mesmo do que no passado. Precisou passar por trabalhos com ganhos menores e fora de sua profissão antes de conseguir ser chamada para o posto atual.

– Ela pegou um emprego bastante inferior logo que aconteceu a situação. Voltou a trabalhar na área dela há 3 ou 4 meses, só. Os irmãos dela também sofreram algumas represálias no trabalho. Um reflexo negativo de todo o caso – comentou Rossato ao GloboEsporte.com.

Mudou-se, após ver sua casa ser incendiada, no início deste ano. Usa o aluguel que recebe para parte do que precisa pagar de mensalmente em sua nova residência. O valor não é o suficiente, mas a jovem conta com apoio de pessoas que a ajudam, caso de Rossato e outros. O erro não é esquecido, mas a tentativa é de mantê-la com uma vida após o ocorrido.

VISUAL MUDOU VÁRIAS VEZES

O que tem sido difícil. Patrícia ainda mantém espécie de exílio. Por exemplo, não quis conceder entrevista ao GloboEsporte.com, bem como seus irmãos. Assim como a família, preferiu se resguardar. Não consegue mais ir aos parques com cuia de chimarrão em punho, um de seus principais passatempos antes dos gritos em 2014.

– Desde aquele episódio, ela vem passando por dias muito difíceis. Teve a questão da exposição da imagem, depois a questão da tentativa de fogo na residência. Não conseguia sair para rua, entrou em depressão. Vive normalmente, até que aconteça um episódio ou outro e volte tudo à tona. Vai ter que andar na linha. Não se esquecendo que ela é jovem e erra. Bem, todo mundo pode errar – afirmou o advogado.

Mudou o visual algumas vezes – corte e cor do cabelo e maneira de se vestir – para passar despercebida. Precisou ir ao um médico psiquiatra e iniciou tratamento semanal contra a depressão que a abateu, depois quinzenal e por último com consultas mensais.

Após encontro e foto postada nas redes sociais com D’Alessandro, foi alvo de ameaças e precisou registrar Boletim de Ocorrência na polícia. Apagou a foto postada no encontro aleatório, na rua. Quando o camisa 10 do Inter foi solícito e até mesmo reconheceu a jovem, pivô do caso que acabou em perda de pontos e posterior exclusão do Grêmio na Copa do Brasil.

VOLTA ÀS REDES SOCIAIS E POLÊMICA COM D’ALE

Engatinhava no retorno a Facebook, com amigos bloqueados, em uma conta praticamente oculta, quando a foto vazou, em 30 de julho. A repercussão provocou uma recaída. Foi ao psiquiatra novamente para se aconselhar e seguir o tratamento mais de perto.

– Espero que sim, o quanto antes se apague este rótulo em relação a Patrícia, que ela tenha uma vida normal. Quando se fala de racismo, vem a imagem na TV, o ocorrido. Ficou a mancha para ela, taxada de racista, que efetivamente ela não é – finalizou.

Patricia Moreira ficará livre de sua punição pela injúria racial ao final desta semana. Mas, parece, terá de conviver com um carimbo que demorará para desaparecer de sua pele. O rótulo de “racista”, colado imediatamente após a imagem do grito na Arena correr o Brasil também será difícil de retirar. Por baixo de tudo isso, uma jovem tenta tocar a vida após pagar pelo erro.

Fonte: Globo Esporte

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Política Relevantes

TCE vai fiscalizar a execução de emendas parlamentares estaduais

post-image

O plenário do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) aprovou proposta de Resolução que dispõe sobre a fiscalização e o acompanhamento da execução de emendas parlamentares estaduais e estabelece normas para assegurar a transparência, a rastreabilidade e a conformidade constitucional dessas transferências sobre as normas e procedimentos destinados à fiscalização e ao acompanhamento das emendas parlamentares estaduais, abrangendo também as transferências voluntárias delas decorrentes. A proposta de Resolução teve como relator o conselheiro Inaldo da Paixão Santos Araújo, que acolheu as sugestões de aprimoramento do texto de autoria da conselheira Carolina Matos.

Aprovada na sessão plenária do dia 9 de dezembro, a Resolução 085/2025 entrou em vigor a partir da última sexta-feira (12.12), quando foi publicada no Diário Oficial Eletrônico do TCE/BA, e tem como objetivos fundamentais assegurar a transparência e a rastreabilidade na execução orçamentária e financeira, além da…

Read More
Política Relevantes

Senado aprova aumento na idade máxima para ingresso na PM e Bombeiros

post-image

O Plenário do Senado aprovou, na quarta-feira, 10, o Projeto de Lei 1.492/2020, que altera a idade máxima de ingresso em concursos da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Atualmente, a legislação determina o limite de 30 anos para as duas corporações.

Com a aprovação do texto, a idade máxima passa a ser de 35 anos para o quadro de oficiais e praças, e de 40 anos para o quadro de oficiais médicos, de saúde ou outras especializações eventualmente existentes em âmbito estadual ou distrital.

“Estamos diante de um projeto que vai mudar a vida dos concurseiros policiais e bombeiros. O que estamos fazendo é garantir que, uma vez que ele passe, mesmo que o estado demore a abrir a vaga, ele não perde o concurso que se dedicou a fazer”, afirmou o senador Jorge Seif.

Juazeiro Política Relevantes

Cozinha Comunitária em Juazeiro contribuirá para o combate à fome, afirma secretária Fabya Reis

post-image

O enfrentamento à insegurança alimentar será um dos principais destaques da Cozinha Comunitária e Solidária inaugurada no município de Juazeiro neste sábado (13).

O equipamento foi entregue pela secretária estadual de Assistência e Desenvolvimento Social, Fabya Reis, com a presença de outras autoridades, de lideranças locais e regionais, a exemplo do vice-prefeito Tiano Félix.

“Esta ação integra o Programa Bahia Sem Fome e um conjunto de iniciativas no campo do enfrentamento às vulnerabilidades. Aqui serão produzidas refeições de qualidade, ofertadas gratuitamente para a população que mais precisa. Iniciativas como esta contribuíram para a saída do Brasil do Mapa da Fome e seguiremos, assim, neste projeto de transformação social liderado pelo presidente Lula e pelo governador Jerônimo Rodrigues”, pontou.

No município, a ação é uma parceria com a entidade Arcas Norte e Movimento dos Trabalhadores…

Read More
Política Relevantes

Lei do Impeachment entra na ordem do dia do Legislativo

post-image

O Congresso Nacional começa a semana agitado, com mais um round do embate entre o Legislativo e o Judiciário. Parlamentares colocaram na pauta a retomada da tramitação de uma proposta de atualização da Lei do Impeachment de 2023. A movimentação ocorre em resposta direta à decisão do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que suspendeu trechos da legislação em vigor desde 1950, limitando as possibilidades de abertura de processos de impeachment contra ministros da Suprema Corte.

A articulação do Legislativo ocorre em torno do Projeto de Lei (PL) nº 1.388/2023, de autoria do ex-presidente do Senado Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e elaborado por uma comissão de juristas presidida por Ricardo Lewandowski, ex-ministro do STF e atual titular da Justiça. A relatoria da matéria está com o senador Weverton Rocha (PDT-MA) e a expectativa é de que o parecer do…

Read More
Política Relevantes

Congresso aprova LDO com superávit de R$ 34 bilhões em 2026

post-image

O Congresso Nacional aprovou nesta quinta-feira (4) o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2026. A LDO estabelece diretrizes para a elaboração e a execução da Lei Orçamentária de 2026. 

O texto segue agora para sanção presidencial. Com a aprovação, a expectativa é que o Congresso vote na próxima semana a Lei Orçamentária Anual (LOA) para o ano que vem.

Entre outros pontos, a LDO prevê um superávit de R$ 34,3 bilhões em 2026, o equivalente a 0,25% do Produto Interno Bruto (PIB). O texto estabelece ainda que o governo poderá considerar o limite inferior da meta para fazer limitações de gastos.

Salário mínimo e limite de despesas

O texto da LDO trabalha com o parâmetro de R$ 1.627,00 para o salário mínimo em janeiro. Mas o valor final…

Read More
Juazeiro Política Relevantes

Prefeito Andrei participa da XXX Cúpula de Mercocidades e projeta Juazeiro no debate internacional

post-image

O prefeito de Juazeiro, Andrei Gonçalves, participou da XXX Cúpula de Mercocidades 2025, o maior encontro de integração entre cidades da América do Sul, realizado de quarta a sexta-feira (05), em Niterói-RJ.

O evento, que celebra os 30 anos da Rede Mercocidades, reuniu prefeitos, gestores públicos, especialistas, acadêmicos, representantes de organismos internacionais e lideranças da sociedade civil para debater caminhos para cidades mais resilientes, pacíficas e sustentáveis.

Durante a cúpula, Andrei integrou o painel “Projetos e Iniciativas em Inovação: o olhar dos municípios”, apresentando as ações que Juazeiro vem implementando na transformação urbana, na modernização da gestão e na promoção de políticas públicas voltadas ao bem-estar da população. “Foram momentos de troca, aprendizado e construção de ideias que fortalecem o futuro das nossas cidades e o compromisso com políticas públicas que melhoram a vida das pessoas. Participei…

Read More
Política Relevantes

Messias inicia corrida final no Senado para salvar indicação ao STF

post-image

O advogado-geral da União, Jorge Messias, indicado para ocupar uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF), começa a semana com a missão de reverter o cenário desfavorável que encontra no Senado e buscar os votos que podem ser o fiel da balança de sua aprovação.

Articuladores do governo ouvidos pelo Estadão/Broadcast afirmam que o AGU já ativou o modo “atirar para todo lado”, a fim de tentar captar o maior número de votos antes de sua sabatina, marcada para 10 de dezembro, data que o governo tenta postergar.

Alvo de resistência dos parlamentares, o indicado deve manter a estratégia de tentar marcar o máximo de reuniões presenciais com senadores, sejam eles propensos ou não ao seu nome. Quando não recebido, Messias seguirá investindo nas ligações.

Outra frente é a articulação feita por ministros do STF. Nos últimos dias, André Mendonça, Cristiano…

Read More
Política Relevantes

“A crise climática é um problema de saúde pública. Hoje, no mundo, um a cada 12 hospitais paralisa as atividades por causa de eventos climáticos extremos”, diz ministro da Saúde

post-image

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou um investimento de R$ 9,8 bilhões em ações de adaptação no Sistema Único de Saúde (SUS) para construção de novas unidades de saúde e a aquisição de equipamentos resilientes às mudanças climáticas. A medida faz parte das ações do AdaptaSUS, plano apresentado na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30) em Belém.

O AdaptaSUS prevê estratégias para que a rede de saúde pública enfrente os impactos das mudanças climáticas, contendo 27 metas e 93 ações a serem executadas até 2035. O anúncio foi feito durante a construção de novas unidades de saúde e a aquisição de equipamentos resilientes às mudanças climáticas.

“A crise climática é um problema de saúde pública. Hoje, no mundo, um a cada 12 hospitais paralisa as atividades por causa de eventos climáticos extremos. Para…

Read More