Pescadores de Petrolina vão receber nesta quinta (23), às 10h, no auditório do SEST SENAT, a visita do superintendente federal da Pesca e Aquicultura em Pernambuco, Daniel Agra. A proposta tem como objetivo fomentar a política pública do Plano Safra das Águas na região. Através deste projeto estão sendo repassados R$ 600 mil em recursos para serem investidos no desenvolvimento da pesca e aquicultura em todo o Estado. A visita do superintende faz parte de uma agenda que está sendo cumprida em várias cidades de Pernambuco até o próximo dia 29 de maio, com a participação de representantes do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Banco do Brasil (BB), pescadores, aquicultores e prefeituras.
O programa, que disponibiliza no mercado R$ 4,1 bilhões em crédito, em condições especiais, para a expansão da aquicultura e a modernização da pesca, pretende elevar a produção nacional de pescado para dois milhões de toneladas/ano até o final de 2014.
O município de Petrolina, através da secretaria de Irrigação e Desenvolvimento Rural, desde o ano passado desenvolve o Programa de Piscicultura em tanques-redes nas comunidades de Rio Verde, Vila Salú, Serrote do Urubu e Pedra Grande. O projeto de produção de tilápias beneficia 110 famílias.
Segundo o secretário da pasta, Otávio Carvalho, o projeto estimula o desenvolvimento do pescado na região, bem como incentiva a geração de renda para as famílias ribeirinhas.
“Através destas ações conseguimos contribuir para a geração de renda das famílias que residem nas comunidades ribeirinhas de maneira auto sustentável, além de colaborarmos na revitalização do Rio São Francisco. Nossa meta é continuarmos buscando projetos e incentivos para a concretização de outros programas nesta esfera”, salienta Carvalho.(GRFM)