Moradores do bairro Jardim São Paulo, Cosme e Damião, Quati e Cacheado estiveram reunidos nesta quinta-feira (17) na 5° plenária do Programa Petrolina Participativa. Durante o encontro a população apontou as dificuldades enfrentadas, bem como sugeriu como devem ser feitos os investimentos públicos nas localidades.
“É a primeira vez que participo de encontro como este. O que me motivou a estar aqui foi a busca de melhorias para a minha comunidade. Acho muito importante a discussão do planejamento da cidade”, afirma o morador do bairro Cosme e Damião, Josivaldo de Souza.
O Programa Prefeitura Participativa irá planejar a atuação da Prefeitura de Petrolina para os próximos 04 anos, 2014-2017. Ao todo 20 Regiões Administrativas (RA´s) serão ouvidas. Serão 26 audiências do Prefeitura Participativa para ouvir a comunidade que também se reunirá em cada uma delas em três grupos de trabalho para definir as prioridades que cada uma quer para o lugar em que vive. Os grupos de trabalho envolvem todas as secretarias municipais e a comunidade de cada local. Os grupos são distribuídos em Infraestrutura e Desenvolvimento Econômico, o segundo grupo em Cultura, Esporte e Lazer e o terceiro em Cidadania e Qualidade de Vida.
Além desses espaços, o Petrolina Participativa criou a Sala das Crianças. Neste espaço os pequenos são inseridos nas decisões do governo municipal através das reivindicações de melhoria para o bairro em que moram.
“Há quatro anos nós estivemos aqui no bairro Cosme e Damião e fizemos o mesmo trabalho de ouvir a comunidade. Através desse trabalho, uma das obras conquistadas para o bairro foi a construção da quadra poliesportiva na Escola Municipal Jacob Ferreira. Por isso, é de extrema importância que a população participe das plenárias e contribua na construção do planejamento de ações para o município”, ressalta o coordenador do Programa Prefeitura Participativa, Geraldo Junior.