Entre os dias 28 de fevereiro e 04 de março, a Polícia Militar de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, vai realizar uma operação especial de segurança para o Carnaval 2014. Cerca de 120 policiais vão fazer o patrulhamento no centro da cidade, além do policiamento que será deslocado para alguns bairros que também serão palcos da folia de Momo.
Serão montados dois postos de comando especialmente para a ocasião. Ambos na Av. Cardoso de Sá, orla da cidade, que será o principal polo de carnaval. Um treiler será instalado. O outro posto será montado no Colégio Dom Malan, local para registro das principais ocorrências. Os bairros Cohab 6, na Zona Oeste, Pedro Raimundo, na Zona Norte, e o Loteamento Recife, na Zona Leste, já enviaram ofícios solicitando o apoio da PM. Cerca de 10 policiais estarão exclusivamente para cada festa destas áreas.
O circuito também terá auxilio das 20 câmeras de segurança distribuídas pelas ruas do centro da cidade. Três equipamentos de monitoramento da PM estão instaladas no polo do carnaval: as câmeras da Ponte Presidente Dutra, a da Avenida Cardoso de Sá e a da Avenida Guararapes registrarão as ocorrências da festa.
De acordo com o chefe da Seção de Operações do 5º BPM, Major Ivanildo Moura, as novas câmeras de segurança que tinham previsão para já estarem funcionando no período de carnaval, estão com as bases montadas, mas dependem da Secretaria de Segurança Pública para serem instaladas. A nova previsão é depois do carnaval. “Isso não depende de nós, mas da SSP. Esperamos que elas já estejam em funcionamento o mais rápido possível”, afirmou o major.
Blitzes da Operação Lei Seca serão montadas em vias de acesso à cidade. O ponto de embarque e desembarque das barquinhas e o acesso na parte pernambucana à ponte também terão policiamento com abordagens aos foliões.
Dicas de segurança
O major Ivanildo Moura orienta aos foliões que evitem levar para o circuito do carnaval objetos de valor como relógios, correntes e brincos, pois chamam a atenção dos ladrões. Os carros devem ser estacionados em local iluminado, de preferência se tiver alguém cadastrado pela prefeitura vigiando o automóvel. Objetos que possam oferecer algum perigo também devem ser evitados.
Em caso de perda de documento, o folião deve procurar algum dos postos de comando. Caso o documento não esteja com a PM, o folião deve procurar imediatamente a delegacia de Polícia Civil do posto do Colégio Dom Malan ou no Bairro Ouro Preto.
G1 Petrolina