Por Adeilton Júnior
Após o assassinato de Josué Diniz da Silva, conhecido popularmente como Baleia, na última quarta-feira (8), a Polícia Civil de Juazeiro prendeu na madrugada de ontem (10) o suspeito de ter cometido o crime. O piloto da motocicleta usada no homicídio é um adolescente.
De acordo com informações da Polícia Civil, Baleia teria sido morto porque ajudou a polícia a encontrar, através de um aplicativo, o seu telefone celular que havia sido tomado de assalto, há aproximadamente 20 dias e, consequentemente, contribuiu para a localização dos envolvidos no roubo.
A investigação
Segundo o delegado de Homicídios de Juazeiro, Barcos Aira, foi depois dessa informação que a polícia chegou até um jovem (adolescente 1) que tinha envolvimento nesse assalto. Após o interrogatório, ele revelou os nomes dos envolvidos no homicídio. “Pegando informações aqui e acolá, nós chegamos até esse menor (adolescente 1) envolvido no assalto do celular. […] Ele disse que não tem envolvimento na morte, mas disse que quem teria matado o Baleia foi Juninho Psicopata por conta desse assalto. E depois, disse o nome de outro menor (adolescente 2) que estava pilotando a motocicleta”, explicou o delegado.
A partir desse depoimento os policiais foram na quinta-feira (9) à tarde até o menor que estava pilotando a moto. “Fomos atrás do outro menor (adolescente 2), trouxemos ele e na presença da mãe, ele confessou o crime. Disse que realmente pilotou a moto para Juninho e ele foi lá e atirou no cara por conta desse assalto”, destacou.
Ainda na quinta-feira à noite os policiais montaram campana no Projeto Mandacaru, onde conseguiram prender Euclides Muniz da Silva Júnior (19), conhecido como Juninho Psicopata, na madrugada de ontem (10). De acordo com Barcos Aira, o acusado reagiu à prisão e na troca de tiros foi atingido, sendo socorrido em seguida pelos próprios policiais para o Hospital Regional de Juazeiro.
Até o fechamento desta edição a assessoria de imprensa do Hospital Regional não tinha informado o estado de saúde do suspeito.
Quem é Juninho Psicopata?
De acordo com o delegado de Homicídios, Barcos Aira, Euclides Muniz da Silva Júnior respondia em liberdade a um processo por tentativa de homicídio contra duas pessoas. Na adolescência, ele já tinha sido considerado autor de dois assassinatos. E ainda de acordo com o delegado, Juninho Psicopata é suspeito de mais três mortes na região.
Os adolescentes
O adolescente 2 foi encaminhado para a Promotoria da Infância e Juventude, que pode decidir pela internação provisória na cidade de Feira de Santana ou a liberação para o aguardo do procedimento junto à família. Já o adolescente 1 será testemunha no processo do homicídio de Josué Diniz da Silva e vai responder em liberdade pelo crime de assalto.