Política, rádio e futebol: as paixões do juazeirense Herbet Mouze

 “Se eu morresse algum dia, porque eu não vou morrer (risos), eu queria ser sepultado em Juazeiro e com a bandeira do Flamengo em cima do meu caixão”

 Por Jacqueline Santos

 

mouze 03Prestes a completar 136 anos, Juazeiro tem um significado enorme para Mouze. A cidade, a partir do ponto de vista do radialista, tem um povo que gosta de ser alegre.

 “Eu tenho honra de ser juazeirense. Essa cidade me deu a minha vida, minhas oportunidades de trabalho e meus amigos. Eu gosto dessa cidade. Se eu morresse algum dia, porque eu não vou morrer (risos), eu queria ser sepultado em Juazeiro e com a bandeira do Flamengo em cima do meu caixão e um carro de som tocando o hino do clube”, comentou entre risos.

 Herbet Mouze tem boas lembranças que o fazem reviver toda a sua história em Juazeiro. Coisas que não existem mais, mas que são vivas em sua cabeça. Dentre tudo o que tem saudade na sua cidade natal, Mouze cita uma construção que o emocionava em outrora.

 “Eu sinto saudade de um monumento que tinha em Juazeiro e que foi derrubado durante a construção da ponte, a Estação Ferroviária. Ela era linda com a visão para o rio, ela tinha uma escadaria e a pessoa via aquele lugar onde as pessoas esperavam o trem. Aquilo era um prédio monumental. Mas derrubaram e eu tenho saudade”.

 Paixão de berço

Flamenguista nato. Sim, um amante da arte futebolística, principalmente a rubro-negra. Conta que ao nascer, o pano que serviu de manta, logo depois que ele saiu do aconchego do ventre de sua mãe, foi um pano preto que ao cair gotas de seu sangue, compôs as cores do time carioca mais querido do Brasil.

 “Quando eu nasci não tinha maternidade, então quando minha mãe sentiu as dores, chamaram a parteira. No momento do parto ela pediu um pano, mas não tínhamos e não dava mais tempo de comprar. A parteira pegou um tecido preto e quando cortou o cordão umbilical, o meu sangue caiu no pano preto. O meu pai,  que já era flamenguista, gritou, ‘olha aí, ele já nasceu Flamengo’”, conta com graça e orgulho, o radialista Herbet Mouze.

 Mouze nasceu em Juazeiro no dia 08 de outubro de 1937. Seu pai era de Alagoas e sua mãe era baiana de Alagoinhas. Entre 1951 e 1956, passou parte da adolescência em São Paulo com a mãe, em um período de crise na família. Após cinco anos retornou a Juazeiro de onde nunca mais saiu. “Ir para o Japão é muito mais fácil hoje do que ir para São Paulo naquela época”, conta o radialista ressaltando a dificuldade que foi sair de Juazeiro.

Sua família era composta de dois irmãos e mais três meio-irmãos, filhos somente do seu pai. Atualmente, Mouze é casado há 49 anos e tem quatro filhos, um deles mora em Salvador e os outros residem em Juazeiro.

Trabalho 

mouze 02O primeiro contato com a comunicação aconteceu logo após a sua chegada de São Paulo. Com aproximadamente 19 anos, começou a trabalhar, juntamente com o tio, um dos homens mais conhecidos da história da imprensa local, Eurípedes Lima, popularmente chamado de Seu Galo. Mouze trabalhou com os altos falantes, comuns em pequenas cidades e muito utilizados em Juazeiro, pela falta de uma rádio.

“Meu tio tinha um programa que se chamava ‘O que o povo precisa saber’ e eu ia para lá e lia as cartas que as pessoas mandavam reclamando dos problemas da cidade. Naquele tempo já gostava do microfone”, relembrou suas primeiras palavras ao microfone.

 O Rádio entrou na vida do flamenguista no dia do seu aniversário, no ano de 1960. Em 2014, Mouze completa 54 anos de radiofonia. Sua carreira começou e permanece até hoje na Rádio Juazeiro. Mas nada o impediu de fundar a sua própria rádio chamada Independência  junto com Jorge Khoury.

 Após tantos anos de profissão, Mouze afirma que jamais quer perder a relação com o rádio. O homem tão cheio de energia e com tantas coisas a dizer, não quer perder, nunca, o direito de se fazer presente na memória das pessoas.

“Quero continuar do rádio, eu só tenho medo de uma coisa: do ostracismo. Se eu ficar em um canto sem ter a relação que eu tenho com as pessoas, se eu me retrair e se eu largar tudo eu vou cair no ostracismo. Não é vaidade, é que eu quero estar sempre junto do meu público e amigos. É isso que me alimenta espiritualmente”, disse.

 Além de radialista, Mouze trabalhou na Comissão do Vale do São Francisco, atualmente a Codevasf, e no extinto Banco da Bahia, até que chegou à longa e intensa carreira política, em 1972, se candidatando pela primeira vez a vereador de Juazeiro.  Foi, também, presidente do Lions Clube de Juazeiro quatro vezes e governador do distrito do Lions na Bahia em 1997/98.

 Mouze garante que está satisfeito com o que faz e continuará com o seu programa chamado ‘No mundo do Esporte’, que apresenta a partir das 18h, na Rádio Juazeiro, de segunda a sexta. O radialista ainda escreve para um blog e para o jornal Diário da Região.

Vida Política

 mouze 01De 1972 a 1992, Mouze foi uma das representações do povo juazeirense na Câmara Municipal de Juazeiro. Entre seus mandatos, foi presidente da câmara por duas vezes. Foi ainda secretário municipal quatro vezes, nas gestões de Jorge Khoury, Joseph Bandeira, Misael Aguilar e Arnaldo Vieira do Nascimento.

 Segundo o ex-vereador, enquanto legislava, foi um dos recordistas nas indicações encaminhadas à prefeitura para o benefício da comunidade.

 “Eu saia da rádio e tinha um grupo que ia para a rádio, e quando saímos íamos para um lugarzinho que a gente batia papo, um deles cismou que eu deveria me candidatar. Eu disse logo que não gostava de política e que não entendia de política, mas a partir daquela brincadeira surgiu a ideia e eu fui o terceiro colocado em número de votos com 1.106 votos, sendo a primeira vez que havia me candidatado”, e foi assim que Mouze começou a sua vida na política juazeirense.

 “Eu aprendi a gostar da política. Não a política pejorativa, mas a política de verdade. Todos nós somos políticos, políticos não partidários, mas somos, fazemos a política do bem estar do município, e era nisso que eu pensava”.

 Mouze desistiu da política, pois perdeu as duas últimas eleições em que participou, em 1993 e 1997. “Eu não metia a mão no bolso para comprar voto e minha família já estava achando que era mesmo o momento de parar. Eu parei e pensei que já tinha cumprido com minha obrigação de servir a minha cidade, que era o meu objetivo”.

 Hoje, ao comemorar tantos anos de história junto com Juazeiro,  Mouze deseja um futuro melhor para sua amada cidade.

 “Eu gostaria de bater palmas para a minha cidade. A tenho como uma mãe. Eu desejo que cuidem melhor dela, desejo que ela cresça com a bênção de Deus e que ela venha a ser, como há muito tempo era, a princesa do São Francisco”.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Sem Categoria

Erivan Bombeiro toma posse como vereador de Petrolina no lugar de Lucinha Mota

post-image

A Câmara Municipal de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, realizou na manhã desta quarta-feira (18) uma Sessão Solene de posse do primeiro suplente ao cargo de vereador, Francisco Erivanildo Furtado Rodrigues, conhecido como Erivan Bombeiro (PP). A Cerimônia aconteceu no Gabinete da Presidência da Casa Plínio Amorim.

Após a abertura da Sessão, o presidente Aero Cruz fez a leitura do juramento para o cargo, proferido em sequência por Erivanildo. Em seguida, os vereadores presentes desejaram as boas-vindas ao novo colega de casa.

A posse foi realizada após a decisão da Justiça Eleitoral, formalizada à Casa Plínio Amorim por meio do ofício nº 15653/2024/ZE083, emitido pela 83ª Zona Eleitoral de Petrolina. A notificação foi enviada em cumprimento à decisão judicial do TRE-PE que decretou a perda de mandato da vereadora Lucinha Mota.

A…

Read More
Política Relevantes

Ministra defende endurecimento da pena por fogo intencional

post-image

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, classificou como inadequadas inadequadas as penas previstas nas leis brasileiras para crimes ambientais como o uso do fogo para causar incêndios criminosos.

“Porque a pena de dois a quatro anos de prisão é leve e quando a pena é leve, às vezes ela é transformada em algum tipo de pena alternativa e ainda há atitude de alguns juízes que relaxam completamente essa pena”, questionou.

A declaração foi dada durante a participação no programa Bom Dia Ministra, do Canal Gov, nesta terça-feira (17), em Brasília. A ministra reforçou ainda que, neste momento, qualquer incêndio florestal se caracteriza como criminoso e representa ameaças ao meio ambiente, à saúde pública, ao patrimônio e à economia brasileira.

“Há uma proibição de uso do…

Read More
Política Relevantes

Conquista: TRE-BA forma maioria para impugnar Sheila Lemos

post-image

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) formou maioria ontem para declarar a inelegibilidade da candidata à reeleição à prefeitura de Vitória da Conquista, no sudoeste do estado, Sheila Lemos (União Brasil). A postulante foi alvo de impugnações sob a alegação de que a reeleição representaria um terceiro mandato consecutivo na chefia do Executivo municipal pelo mesmo grupo familiar – o que é vedado pela Constituição Federal. As contestações foram apresentadas pela Federação Brasil da Esperança (PT/PcdoB/PV).

Os impugnantes basearam seus argumentos na participação da mãe de Sheila, Irma Lemos, que atuou como vice-prefeita de 2017 a 2020 e assumiu interinamente a prefeitura em duas ocasiões: uma vez por 10 dias em 2019 e, posteriormente, em dezembro de 2020, devido ao afastamento do prefeito Herzem Gusmão por motivos de saúde. Segundo as contestações, essa transição de poder de mãe para…

Read More
Política Relevantes

Debate eleições 2024: Datena diz que não se arrependeu de ter agredido Marçal

post-image

O candidato à Prefeitura de São Paulo José Luiz Datena (PSDB) disse que não se arrependeu de ter agredido o adversário Pablo Marçal (PRTB) durante o debate promovido pela TV Cultura no domingo, 15. O apresentador atacou o influenciador com uma cadeira, após ter sido provocado.

Datena disse que se descontrolou após Marçal ter citado um caso de assédio sexual em que foi envolvido em 2019. O desgaste provocado pela denúncia, que acabou arquivada pela Justiça, teria levado a sogra do apresentador à morte. “Eu senti tudo isso voltar na minha cabeça e não pude me conter. Estou errado? Estou. Mas fazer o que? Já foi”, disse o apresentador, em entrevista à TV Cultura, após ter sido expulso do debate.

Marçal deu entrada no Hospital Sírio-Libanês e está com “suspeita de fraturas na região torácica”, segundo a…

Read More
Política

Lula escolhe Macaé Evaristo para comandar Ministério dos Direitos Humanos

post-image

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva escolheu a deputada estadual do PT de Minas Gerais Macaé Evaristo para assumir o Ministério dos Direitos Humanos. Lula se reuniu ontem com a petista no Palácio do Planalto.

Macaé Evaristo entra para o governo após Lula demitir o advogado Silvio Almeida, envolvido em acusações de assédio sexual. O convite para a deputada foi confirmado pelo próprio presidente em sua rede social. “Hoje, convidei a deputada estadual Macaé Evaristo para assumir o ministério dos Direitos Humanos e Cidadania. Ela aceitou. Assinarei em breve sua nomeação. Seja bem-vinda e um ótimo trabalho”, disse Lula.

Após o anúncio de seu nome, Macaé Evaristo, afirmou que há muito trabalho pela frente para ser feito na pasta diante dos grandes desafios que têm no Brasil na área. Ela, porém, disse seguir com esperança, com…

Read More
Política

Com tensão na Venezuela, Lula se reúne com nº 2 do Itamaraty

post-image

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu, neste domingo (8/9), com a secretária-geral do Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty), Maria Laura da Rocha, no Palácio do Alvorada, para discutir a tensão na Venezuela. Ela representa a pasta enquanto o ministro Mauro Vieira cumpre agenda no Oriente Médio.

No sábado (7/9), a relação do Brasil com o país vizinho ganhou um novo episódio de tensão depois que o regime da Venezuela revogou “de maneira imediata” a representação dos interesses da Argentina e de seus nacionais em território venezuelano pelo Brasil. Em nota, o Itamaraty informou que viu com “surpresa” a ação de Nicolás Maduro.

Em agosto, o Brasil assumiu a representação diplomática argentina e as de pelo menos outros cinco países na Venezuela, após elas terem sido expulsas pelo regime de  Read More

Política Relevantes

Governo vai investigar denúncias de assédio contra Silvio Almeida

post-image

O ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, foi chamado na noite desta quinta-feira (5) para prestar esclarecimentos ao controlador-geral da União, Vinícius Carvalho, e ao advogado-geral da União, Jorge Messias, em razão de supostas denúncias de assédio sexual publicadas pela imprensa. A convocação foi confirmada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom).

Em nota, a Secom informou que o próprio ministro irá encaminhar ofício à Controladoria-Geral da União (CGU), ao Ministério da Justiça e Segurança Pública e à Procuradoria Geral da República (PGR) para que investiguem o caso. Ainda de acordo com a nota, a Comissão de Ética da Presidência da República decidiu abrir procedimento para apurar as denúncias.

“O governo federal reconhece a gravidade das denúncias. O caso está sendo tratado com o rigor e a celeridade que situações que…

Read More
Petrolina Política Relevantes

TRE-PE determina perda de mandato da vereadora de Petrolina, Lucinha Mota

post-image

Em sessão plenária desta quinta-feira (5), o plenário do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) determinou, por unanimidade, a perda do mandato da vereadora Lucinha Mota, de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, por infidelidade partidária requerida pelo PSOL, seu antigo partido.

O Tribunal não acolheu os argumentos de Lucinha Mota de mudança na linha programática da legenda e perseguição pessoal para justificar a desfiliação e decidiu que o mandato cabe ao partido pelo qual ela disputou a eleição em 2020, o PSOL.

A ação cabe recurso do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Mas, com a decisão, a vereadora perde o mandato de imediato. Em nota à TV Grande Rio, Lucinha Mota se pronunciou sobre a decisão e ressaltou indignação com o resultado, além de destacar que a decisão de acionar a justiça para garantir a cadeira no…

Read More