Encerrou nesta quinta-feira (27), em Petrolina, a primeira etapa da II Conferência Estadual em Saúde das Mulheres (2ª CESMu). O evento, promovido em parceria pelo Conselho Estadual de Saúde (CES) e Secretaria Estadual de Saúde, está sendo realizado em quatro etapas macrorregionais como preparação para a II Conferência Nacional de Saúde das Mulheres.
Estiveram presentes a secretária de saúde do município sede, Magnilde Albuquerque; a vice-prefeita de Petrolina, Luska Portela, e representantes de 25 Secretarias Municipais de Saúde.
A primeira etapa macrorregional da 2ª CESMu, que foi aberta na tarde desta quarta-feira (26.04), teve como objetivo a realização de debates e discussões sobre o papel do Estado e municípios no desenvolvimento socioeconômico e ambiental e seus reflexos na vida e na saúde das mulheres, além de políticas públicas para as mulheres e a participação social.
A secretária de saúde de Petrolina, Magnilde Albuquerque, ressaltou a importância desse momento para o fortalecimento do trabalho que já vem sendo desenvolvido no município. “Tivemos o prazer de sediar este evento importantíssimo, recebendo representantes dos municípios que compõem o Sertão do São Francisco e do Araripe. A Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina tem um núcleo de combate a violência contra a mulher, que também atua na promoção de ações voltadas para a saúde da mulher. Vale ressaltar também, que trabalhamos esses temas diariamente nas nossas unidades com palestras, grupos de apoio, entre outras atividades”, destacou.
Ascom PMP






