Senadores, deputados federais, estaduais, vereadores, o prefeito ACM Neto (DEM) e o governador Rui Costa (PT) assistiram, ontem, a canonização de Irmã Dulce no Vaticano. Como a freira tornou-se a primeira santa brasileira, diversos políticos baianos acompanharam a missa celebrada pelo papo Francisco, como pode ser comprovado pelas postagens nas redes sociais, durante a cerimônia. “(Irmã Dulce é) exemplo de fé, dedicação e serviço incansável ao bem. É uma honra muito grande poder representar a Bahia neste momento tão único e especial. Com certeza é um dia que gravarei na memória e no coração”, disse Rui. “É a celebração que realizou o sonho de milhares de baianos, nordestinos e brasileiros, com a canonização de Irmã Dulce, agora Santa Dulce dos Pobres. Agora aguardamos a nossa missa, no próximo domingo, em Salvador. É um sonho realizado, o reconhecimento de alguém que dedicou a vida a cuidar do próximo”, emendou o governador, que estava acompanhado da primeira-dama Aline Peixoto.
O prefeito ACM Neto também falou sobre a cerimônia. “É uma emoção muito grande acompanhar a canonização do nosso Anjo Bom da Bahia aqui no Vaticano. Nas minhas orações, pedi que ela continue guiando os nossos caminhos e olhando pelos que mais precisam. Salve, Santa Dulce dos Pobres”, declarou. O vice-prefeito Bruno Reis (DEM) foi mais um político que marcou presença na canonização. “Estou muito feliz e emocionado em participar da canonização de Irmã Dulce, primeira santa nascida no Brasil. Que essa história tão bonita de caridade e dedicação aos mais pobres toque o coração de todo o mundo”, escreveu nas redes sociais.
Também presente na missa, o presidente da Câmara de Salvador, Geraldo Júnior, comentou o legado da agora Santa Dulce dos Pobres. “Muita emoção e alegria. Participei desse momento especial para todos nós brasileiros, especialmente para nós baianos. Aqueles que residem na cidade do Salvador sabem dos relevantes serviços, dos trabalhos na área social, empreendidos por Irmã Dulce, a Santa Dulce dos Pobres. Foi o Anjo Bom daquelas pessoas que viviam à margem da sociedade, na extrema necessidade e carência. Estou aqui representando a cidade e meu País. Uma realização não só de ordem política, pessoal, mas de ordem espiritual. A gente consegue levar aqui bênçãos e bênçãos sem medidas para o povo da nossa cidade, do nosso Estado. Pedindo a Deus, na sua infinita bondade, posso continuar cuidando de gente e das pessoas”, ressaltou.
O senador Jaques Wagner (PT) disse torcer para que Irmã Dulce “continue realizando milagres em favor dos mais pobres e humildes”. No Vaticano, o senador Angelo Coronel (PSD) afirmou que a baiana será “para sempre, um exemplo de fé e caridade” Também estiveram presente os deputados federais baianos João Roma (Republicanos), José Rocha (PL), Daniel Almeida (PCdoB), Adolfo Viana (PSDB), Nelson Pelegrino (PT), Arthur Maia Paulo Azi, Elmar Nascimento, Leur Lomanto Júnior, todos do DEM.
Tribuna da Bahia