A população do Japão deve cair 30% até o ano de 2060, quando sua população se reduzirá a 86,7 milhões de habitantes dos quais quase 40% terão mais de 65 anos, segundo um relatório publicado nesta segunda-feira pelo Ministério da Saúde japonês.
O estudo, realizado a cada cinco anos pelo Instituto Nacional de População e Seguridade Social japonês, prevê que a queda da natalidade e o aumento dos idosos seja a tendência nos próximos 50 anos.
Para 2060, segundo o Instituto, a esperança de vida poderia chegar a 90 anos no Japão para as mulheres e a 84 anos para os homens. Atualmente, a expectativa é de 85 anos para as japonesas e 79 para os homens.
O Japão tem a maior expectativa de vida do mundo e é um dos países com maior população, com 29,8 milhões de japoneses (23,3% do total) maiores de 65 anos, segundo dados oficiais.
O envelhecimento da população é um dos grandes problemas do Japão. De acordo com os dados desta segunda-feira, a população ativa japonesa (entre 15 e 64 anos) vai cair quase a metade. Além disso, o crescimento dos idosos significa a diminuição de jovens que sustentarão os custos do sistema da previdência social.