Na noite dessa quinta-feira (19), o Projeto Senador Nilo Coelho- Núcleo 5- foi palco da segunda plenária do Programa Prefeitura Participativa. Durante o encontro a população apontou as dificuldades enfrentadas, bem como sugeriu como devem ser feitos os investimentos públicos na localidade. Na ocasião, estiveram presentes o prefeito Julio Lossio, o coordenador do Programa, Geraldo Junior, além de secretários e vereadores municipais.
“Umas das nossas principais reivindicações são as obras de saneamento básico e a construção de creches para abrigar as crianças enquanto as mães trabalham. Esperamos que os resultados sejam positivos e que o governo municipal continue atento às nossas necessidades”, comenta a presidente da Associação de Moradores da Vila 9 N5, Lucilene Santos.
Durante o encontro, o prefeito Julio Lossio destacou a importância da população em opinar e participar da construção do planejamento das atividades da gestão. “Nós estamos aqui para fazer um trabalho importante. Todas as ações que iremos desenvolver terão como base esse documento. Por isso é de extrema importância que os moradores relatem as suas necessidades e o que desejam para a sua comunidade”.
O Programa Prefeitura Participativa irá planejar a atuação da Prefeitura de Petrolina para os próximos 04 anos, 2014-2017. Ao todo 20 Regiões Administrativas(RA´s) serão ouvidas. Serão 26 audiências do Prefeitura Participativa para ouvir a comunidade que também se reunirá em cada uma delas em três grupos de trabalho para definir as prioridades que cada uma quer para o lugar em que vive. Os grupos de trabalho envolvem todas as secretarias municipais e a comunidade de cada local. Os grupos são distribuídos em Infraestrutura e Desenvolvimento Econômico, o segundo grupo em Cultura, Esporte e Lazer e o terceiro em Cidadania e Qualidade de Vida.
“Foi a partir do Programa Prefeitura Participativa, que assim como outras comunidades da sede, as comunidades das agrovilas dos perímetros irrigados em Petrolina conquistaram creches, unidades da AME, campos iluminados, entre outras benfeitorias que trouxeram melhores condições de vida para as comunidades”, frisa o coordenador do Programa Prefeitura Participativa, Geraldo Junior.
Texto: Alinne Torres
Fotos: Gilson Santos