Enquanto o Brasil ocupa o oitavo lugar com o maior número de adultos analfabetos, crianças mostram a importância de se manter o bom hábito

Por Jacqueline Santos

 Gustavo Henrique Cavalcante tem 12 anos e já leu 245 livros.
Gustavo Henrique Cavalcante tem 12 anos e já leu 245 livros.

Gustavo Henrique Cavalcante tem 12 anos e é um garoto comum, joga videogame, pratica esportes, brinca com os amigos na rua, vai à escola e lê muito. Mesmo antes de ser alfabetizado Gustavo já mantinha uma relação muito próxima com os livros e hoje ele tem em sua lista de livros lidos cerca de 245 obras. Sua irmã, Râmia Maria Cavalcante, de 10 anos, segue os mesmos passos e já leu 80 livros.

Filhos do agrônomo José Uilson Chaves e da professora Raquel Cavalcante, Gustavo e Râmia foram incentivados desde muito cedo à leitura. De acordo com o pai uma preocupação da família em criar esse hábito nos filhos. O apoio veio de toda a família, principalmente quando os presentes passaram a ser livros.

No centro, o pai de Gustavo e Râmia, o agrônomo José Uilson Chaves.
No centro, o pai de Gustavo e Râmia, o agrônomo José Uilson Chaves.

“Nós começamos a ler livros para eles mesmo antes de serem alfabetizados. Muita vezes, eles pegavam os livros e iam criando uma história a partir das figuras. Nós começamos a pedir que eles lessem livros para nós e aí foram criando esse hábito. Nós fazíamos um acordo, eles liam durante a semana e aos fins de semana fazíamos outras atividades, quando a gente chegava do trabalho eles nos contavam sobre o que tinham lido”, explicou o agrônomo.

Mas nem todas as crianças são assim. De acordo com o estudo “Retratos da Leitura no Brasil”, realizado em 2012 pelo Instituto Pró-Livro, o brasileiro lê em média quatro livros por ano e apenas metade da população pode ser considerada leitora. A pesquisa, que foi realizada entre junho e julho de 2011 e entrevistou mais de cinco mil pessoas em 315 municípios, constatou ainda que os estudantes leem apenas 1,2 livros por iniciativa própria, divididos entre literatura (0,47), Bíblia (0,15), livros religiosos (0,11) e outros gêneros (0,47).

O Brasil ocupa o oitavo lugar com o maior número de adultos analfabetos, foi o que mostrou um relatório divulgado no fim de janeiro de 2014 pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Ao todo, o estudo avaliou a situação de 150 países. Já o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) constatou, através da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), em 2012, divulgada em setembro de 2013, que o índice de analfabetismo de brasileiros de 15 anos ou mais é de 8,7%, o que corresponde a 13,2 milhões de analfabetos no país.

Dados como esses mostram quão falha e, muitas vezes, ausente, é a educação infantil no Brasil. Em um país que possui índices como esses, fazer com que as crianças tomem gosto pela leitura é uma tarefa realmente difícil de cumprir, mas os pais podem ajudar nessa batalha. De acordo com a pedagoga Maria das Chagas a leitura ajuda no desenvolvimento cognitivo e afetivo, além de aumentar o conhecimento de mundo da criança. “A criança que lê tem a sua ideia de mundo e consegue desenvolver a sua capacidade crítica e opinativa a respeito da sua vivência. Sem leitura todas as pessoas desenvolvem uma certa limitação na oralidade e escrita”, explicou.

A pedagoga ressalta ainda que o incentivo dos pais é o melhor caminho para que uma criança se torne leitora. “Se o pai mostra que o livro é importante e se ele lê junto com o seu filho ele oferece o exemplo, porque não adianta só mandar ler. É necessário que os pais acompanhem, estejam juntos no hábito da leitura”, completou.

De acordo com a pedagoga os livros específicos para o público infantil são de grande importância, mas quando se está iniciando qualquer material vai gerar interesse e curiosidade da criança. Posteriormente as próprias crianças vão escolher os seus livros e desenvolver o seu gosto literário. “No início, as crianças gostam de ler até rótulos, cartazes e revistas dos pais”, ressaltou.

Râmia segue o gosto pela leitura e completou 80 livros lidos.
Râmia segue o gosto pela leitura e completou 80 livros lidos.

Para Gustavo e Râmia o incentivo dos pais foi muito importante para desenvolver um gosto que agora é alimentado por eles próprios. Para Gustavo os melhores livros são os de aventura e ação, já Râmia prefere livros que tratam do cotidiano das pessoas e que narram histórias mais tranquilas. Porém os jovens leitores percebem que qualquer tipo de leitura os trazem uma melhor capacidade intelectual. “O nosso hábito de ler faz com que a gente interaja mais dentro e fora da escola, assimilamos melhor o conteúdo das aulas, nos expressamos melhor e escrevemos melhor também”, explica Râmia.

Entre uma leitura e outra os irmãos refletem sobre o que farão no futuro, e entre dúvidas e desejos, Gustavo confessa que está em dúvida entre a medicina, a engenharia e o direito, já Râmia afirma que será médica. Ambos também consideram a ideia de escrever um livro, coisa que Gustavo já começou a rabiscar aos quatro anos de idade.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Política

Kamala e Trump disputam voto a voto até o fim, mostra pesquisa do New York Times

post-image

A democrata Kamala Harris parece ganhar força nos Estados decisivos da Georgia e Carolina do Norte enquanto o republicano Donald Trump mantém a liderança no Arizona, mostrou a última pesquisa The New York Times/Siena College, divulgada ontem.

Em todos os Estados-pêndulo, no entanto, a disputa permanece acirrada, como não se via há décadas nos Estados Unidos. Está tudo dentro da margem de erro, de 3,5 pontos percentuais. Isso significa que nem a democrata nem o republicano têm lideranças definitivas

Kamala aparece com ligeira vantagem em Nevada, Carolina do Norte e Wisconsin, e está um ponto à frente de Trump na Georgia. Ele, por sua vez, mantém a liderança no Arizona. Na Pensilvânia, Estado com maior número de delegados em disputa, e no Michigan, a democrata e o republicano estão empatados.

Kamala chegou a ter…

Read More
Política Relevantes

Elmar Nascimento desiste de candidatura e apoiará Hugo Motta na sucessão da Câmara

post-image

O deputado federal Elmar Nascimento (União Brasil-BA) desistiu de sua candidatura à presidência da Câmara dos Deputados. Segundo informações divulgadas pelo colunista Igor Gadelha, do portal Metrópoles, o parlamentar decidiu apoiar Hugo Motta, do Republicanos, na disputa pelo comando da Casa em 2025.

De acordo com a publicação, a decisão foi tomada por Elmar durante um jantar realizado na noite da quarta-feira (30), na casa do presidente nacional do União Brasil, Antonio Rueda, em Brasília, e deve ser anunciada nesta quinta-feira (31). Inclusive, Elmar já tinha sido comunicado por integrantes do União Brasil,  de que o partido havia decidido apoiar Hugo Motta.

Em troca do apoio ao candidato do Republicanos, o União Brasil deve ficar com a presidência da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). O União Brasil também negocia com o Palácio do Planalto a nomeação…

Read More
Petrolina Política Relevantes

Aprovado projeto de lei que prevê o reajuste de salários do executivo do município de Petrolina

post-image

Foi aprovado por 14 votos favoráveis e nenhum contra, o projeto de lei que prevê o reajuste de salários do executivo do município de Petrolina, no Sertão de Pernambuco. Os debates sobre o novo reajuste foram iniciados no ano passado, e, nesta quinta-feira (21), o projeto de lei que dispõe sobre a fixação do subsídio para prefeito, vice-prefeito e secretários municipais foi a votação na Casa Vereador Plínio Amorim.

Foram quase oito anos sem reajustes nos salários do prefeito, vice e secretários. O último reajuste foi aprovado em 2016, quando o salário do prefeito passou de 15 mil para 18 mil reais. O do vice-prefeito aumentou de 12 mil para 14 mil reais. E os secretários passaram a receber 12 mil reais, 4 mil a mais.

Em percentual, o aumento que vai começar a vigorar em…

Read More
Política Relevantes

Confira prazos para eleitores justificarem não comparecimento às urnas

post-image

Eleitores que não compareceram às urnas no segundo turno das eleições, realizado nesse domingo (27), têm até o dia 7 de janeiro de 2025 para justificar a ausência. Eleitores no exterior têm até 30 dias após o retorno ao país para justificar a ausência, caso esse retorno ocorra após o fim do prazo previsto no calendário eleitoral.

A justificativa pode ser feita por meio do aplicativo e-Título, do autoatendimento eleitoral ou do Formulário de Requerimento de Justificativa Eleitoral (pós-eleição). Neste último caso, o documento deve ser entregue em qualquer cartório eleitoral ou enviado via postal à autoridade judiciária da zona eleitoral responsável pelo título.

e-Título, aplicativo móvel
e-Título, aplicativo móvel – Marcello Casal JrAgência Brasil
Seja qual for a opção escolhida, a documentação que comprove o motivo da ausência deve ser anexada para análise da autoridade judiciária da zona…

Read More
Política Relevantes

Capitais: veja quem são os eleitos no 2º turno das eleições de 2024

post-image

Igor Normando (MDB), de Belém, foi o primeiro prefeito eleito no segundo turno das eleições de 2024. Normando venceu por volta das 17h30 e disputava a prefeitura da capital paraense com Delegado Éder Mauro, do PL .

Ao todo, 51 municípios brasileiros tiveram segundo turno confirmado, entre eles 15 capitais. O número representa quase metade dos 104 municípios com mais de 200 mil habitantes do Brasil, onde o segundo turno era uma possibilidade.

No primeiro turno, 11 capitais elegeram seus prefeitos já no 1º turno das eleições municipais. Por volta das 18h30, Eduardo Braide (PSD) foi o primeiro a vencer, em São Luís (MA), com mais de 400 mil votos.

Prefeitos eleitos no 2º turno das eleições 2024

Igor Normando (MDB) – Belém (PA)

Abílio Brunini (PL) – Cuiabá (MT)

Cícero Lucena (PP) – João Pessoa (PB)

Juazeiro Política Relevantes

Bahia: Governador reúne chefes e comandantes das forças de segurança para avaliação e balanço de ações

post-image

O governador Jerônimo Rodrigues reuniu chefes e comandantes das forças de segurança da Bahia para avaliar o andamento de ações realizadas no estado e fazer um balanço de resultados. Estiveram presentes representantes das Polícias Civil, Militar e Penal, Departamento de Polícia Técnica e Corpo de Bombeiros. O encontro ocorreu no Centro de Operações e Inteligência (COI), no Centro Administrativo, em Salvador.

“Todos nós, juntos, estamos buscando o que a Bahia espera, sem medir qualquer tipo de sacrifício para que os investimentos aconteçam. Investimentos em armamento, viaturas, equipamento de proteção, construção de delegacia, de pelotões, presídios. Todo mundo imbuído para que a gente possa seguir com as ações e operações em todo o estado”, pontuou o governador.

De acordo com o secretário de segurança pública, Marcelo Werner, a integração é fundamental e ela tem sido total entre as…

Read More
Política

Alckmin atribui desindustrialização no Brasil ao alto custo de produção

post-image

O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, voltou a atribuir nesta terça-feira, 22, o processo de desindustrialização no Brasil e no mundo ao fato de os países terem se tornado caros para a produção fabril. O Brasil nos últimos 40 anos, segundo o vice-presidente, sofreu um processo de desindustrialização, severo e precoce.
“O que concluímos é que os povos perderam parte de sua indústria porque ficaram caros”, disse Alckmin, emendando que hoje a tática é produzir bem e barato, o que levou parte da indústria do mundo para os países asiáticos, onde se produz bem e barato.

De acordo com o vice-presidente e ministro, a globalização continua mais avançada, mas o País não pode parar de fabricar produtos essenciais e deu como exemplo os medicamentos. Alckmin citou o aumento do protecionismo mundo e lembrou…

Read More
Petrolina Relevantes Sem Categoria

Projeto Usina Cultural começa programação com oficinas de arte gratuita

post-image

Com data marcada para entre os dias 6 e 9 de novembro próximo, o festival Usina Cultural do Vale do São Francisco, vai oferecer uma programação diversificada, começando com a oferta gratuita de oficinas de arte.

O poeta e cantador, Maviael Melo, dá início a série de oficinas, logo na quarta-feira (6), às 9h, na escola Mandacaru (bairro Jardim Primavera). Durante a oficina de literatura de cordel, Maviael, que também é coordenador do projeto, vai trabalhar com os jovens técnicas necessárias à produção das poesias rimadas bastante popularizadas no Nordeste brasileiro.

No dia 7, a escola Modelo, na zona urbana da cidade, vai vivenciar, a partir das 9h, a oficina de Fotografia com a educadora e Fotógrafa Manuela Cavadas. A capacitação visa proporcionar aos jovens o crescimento da auto-estima e da capacidade de expressão. Já no dia…

Read More