Aconteceu no dia 19/02 em Salvador, e na próxima sexta-feira, dia 21/02 em Ilhéus, novas audiências públicas sobre o projeto do Porto Sul, referente à seleção de acionistas para a Sociedade de Propósito Especifico (SPE), que tem a finalidade de construir, operar e explorar o Terminal de Utilização Privado (TUP) da Zona de Apoio Logístico (ZAL) e respectivas instalações portuárias.
Desta forma, o Governo do Estado da Bahia está estruturando para o empreendimento a criação de uma Sociedade de Propósito Específico (SPE) privada, a ser constituída pelos vencedores da seleção, cuja participação do Estado será minoritária.
O Projeto
A construção do Porto Sul, em Ilhéus (BA) teve outorga publicada pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) em dezembro de 2013. A expectativa do governo baiano é que a licitação seja concluída até junho. O texto ficará disponível para consulta pública até 08 de Março neste link: bit.ly/LsX6Rq
“A criação do complexo Porto Sul chega para ser um eixo logístico com a capacidade de agregar ao sul e ao oeste baiano soluções capazes de colocar o Brasil entre os maiores fornecedores de minérios e grãos do mundo”, diz o secretário da Indústria Naval e Portuária da Bahia, Carlos Costa. Os investimentos privados para a construção do Porto Sul somarão R$ 5,6 bilhões.
O projeto do Porto Sul contempla uma retroárea com 1.224,9 hectares, ponte de acesso marítimo, píer com quebra-mar a 3,5 km da costa. Mais acesso terrestre e dragagem de 16,5 milhões de metros cúbicos. A construção do Porto Sul faz parte do Complexo Intermodal, que inclui a construção da Ferrovia Oeste-Leste, já em obras, e de um novo aeroporto em Ilhéus. Um dos objetivos desse projeto é descentralizar investimentos e a operação de cargas, hoje concentradas na grande Salvador.
Local e horário em Ilhéus: Das 09h às 12h no Centro de Convenções de Ilhéus – Sala Jerusa – 1º piso.
SEINP


