A Bahia vai dar nesta terça-feira (10/1) um passo importante para a democratização do acesso à comunicação. Às 9h, o governador Jaques Wagner dará posse aos integrantes do Conselho de Comunicação Social da Bahia, que será o primeiro no país e terá caráter consultivo e deliberativo. A solenidade acontece no Ministério Público, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), com a presença de lideranças políticas e militantes da luta pela democratização da mídia.
São esperadas as presenças de Altamiro Borges, autor do livro A Ditadura da Mídia e dirigente do Centro de Estudos Barão de Itararé; Venício de Lima, professor da Universidade de Brasília (UNB) e Marcos Dantas, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
O PCdoB participou decisivamente da formulação do projeto do Conselho de Comunicação, integrando o GT com esse objetivo nomeado pelo governador do estado. Além disso, várias entidades dirigidas pelo partido possuirão representação no Conselho, como o Centro de Estudos Barão de Itararé, o Portal Vermelho, a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), a União Brasileira de Mulheres (UBM), a União de Negros pela Igualdade (Unegro) e a União da Juventude Socialista (UJS).
“Convocamos a militância para a mobilização de entidades, movimentos e as diversas organizações sociais e não apenas do setor de comunicação para participar do evento, que é um marco para a formulação de políticas de comunicação no estado e relevante para a luta pela democratização da mídia em nosso país”, afirmou a secretária de Comunicação do PCdoB na Bahia, Julieta Palmeira.