Protagonizado por Wagner Moura, o novo filme de Karim Aïnouz, “Praia do Futuro”, está na competição oficial pelo Urso de Ouro do Festival de Berlim, que acontece entre os dias 6 e 16 de fevereiro. Desde Tropa de Elite, em 2007, um filme dirigido por brasileiro não participa do seleto tapete vermelho. O anúncio foi feito na manhã desta quarta-feira (15). O longa, ainda inédito no Brasil, é uma coprodução brasileira e alemã. Gravado no início de 2012, nas cidades de Fortaleza e Berlim, o filme tem estreia prevista para 1º de maio no Brasil. No longa, a história gira em torno de Donato (Wagner Moura), um experiente salva-vidas na Praia do Futuro, em Fortaleza. Ao fracassar pela primeira vez em um resgate, ele acaba conhecendo o alemão Konrad (Clemens Schick), amigo da vítima. Motivado pelas circunstâncias, Donato resolve recomeçar a sua vida em Berlim, deixando para trás a família. Anos mais tarde, Ayrton (Jesuíta Barbosa), o irmão mais novo, embarca para a Europa em busca daquele que considerava o seu herói.
Outros dois filmes brasileiros – “Hoje eu quero voltar sozinho”, de Daniel Ribeiro, e “O homem das multidões”, de Marcelo Gomes e Cao Guimarães – foram selecionados para a mostra Panorama.
Concorrem ainda ao Urso de Ouro do Festival de Berilm filmes da Argélia, Argentina, Áustria, Bélgica, Canadá, Dinamarca, Estados Unidos, França, Alemanha, Grécia, Japão, China, Noruega, Espanha, Uruguai, entre outros países. O júri da 64ª edição do festival será presidido pelo produtor americano James Schamus e terá entre seus integrantes o ator austríaco Christoph Waltz e o diretor francês Michel Gondry. “The grand Budapest Hotel”, novo filme de Wes Anderson, terá sua pré-estreia mundial na abertura do evento.