O atual vereador de oposição ao governo municipal e pré-candidato a prefeito do município de Curaçá, Pedro Oliveira (PSC), está sendo apontado como um dos principais nomes para enfrentar o atual prefeito Salvador Lopes no pleito de outubro próximo.
Pedro é vereador pelo segundo mandato consecutivo e, afirma que, há tempos vem buscando apresentar propostas que solucionem os problemas da comunidade. “As pessoas não sabem exatamente qual é o papel do vereador, que serve apenas como um fiscalizador do poder Executivo, não podemos gerar custos ao município, então, muitos projetos nossos não podem ser executados. Por isso, decidi me candidatar a prefeito: para poder executar as melhorias que defendo para a cidade. Sou administrador por formação, gosto de atuar nesse segmento e estou me especializando em Gestão Pública com o intuito de contribuir ainda mais para o crescimento de Curaçá”, explica Oliveira.
De acordo com o pré-candidato, a cidade passa por um momento difícil e que precisa ser modificado urgentemente. “Curaçá esteve nas mãos de apenas dois políticos durante os últimos vinte anos e isso não tem sido bom para o município. Temos deficiências em áreas consideradas essenciais para o bem estar da população como saúde e educação porque faltam bons projetos. E é fato que se tivermos projetos poderemos solicitar recursos para a saúde em outros Ministérios, como o das Cidades, por exemplo”, declara.
Na tentativa de solucionar esses problemas, Pedro apresenta estudos e propostas voltadas para este fim. “Realizamos uma pesquisa no município, a qual apontou que a população está insatisfeita com os serviços prestados pelo poder público atual. Temos escolas com relatos de mais de 15 dias que os alunos não recebem merenda e isso não é um caso isolado, tem sido uma constante e isso é falta de compromisso. O transporte escolar existe, mas ainda de maneira muito precária, longe de ser o ideal. Temos seis mil quilômetros quadrados de estradas muito degradadas, o que tem prejudicado o acesso das comunidades do interior à sede do município. Além disso, o nosso Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) está muito baixo, é preciso investir na qualificação do professor e também incentivar os alunos com premiação para que se empenhem mais”, desabafa Pedro.
Em relação à situação da economia local, o vereador aponta que a questão é ainda mais delicada. “Está acontecendo um problema grave que é o desrespeito à Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, que diz respeito a compras governamentais, pois afirma que o município deve realizar, no mínimo, 30% das suas compras no comércio local e isso não está sendo respeitado. A economia local está em decadência, pois não existe apoio aos caprinovinocultores e é preciso investir nesse tipo de atividade tão comum na nossa cidade. Entre as propostas que defendo para o crescimento de Curaçá, uma delas é a firmação de parceria com instituições como o Sebrae para que possam ser oferecidos cursos que ajudem a população a melhorar sua condição de vida”, elucida o pré-candidato.
Diante de pesquisas informais realizadas no município, o nome de Pedro Oliveira é um dos mais bem cotados para disputar essa eleição com o apoio de alguns partidos de oposição que estão debatendo a possibilidade de apoiá-lo, como: PRP, PSDB, PSB,PMDB,PSD,PTC, PTdoB e PR, entre outros. Com a possibilidade desses apoios, Pedro acredita que poderá melhorar a condição de vida da população de Curaçá. “Acredito que se pensarmos em desenvolvimento sustentável, iremos ampliar o emprego e a renda da comunidade. Teremos muito trabalho pela frente para resgatar a qualidade de vida dessa população, mas cremos na renovação para alcançar esses objetivos”, finaliza Pedro.
Por Laiza Campos
Foto: Cristina Duarte