
O Secretário de Ciência e Tecnologia, Newton Matsumoto, discutiu com o prefeito Julio Lossio, essa manhã (04), ações para evitar um colapso hídrico nos perímetros irrigados. Segundo o secretário, a Barragem de Sobradinho apresenta hoje 18% da sua capacidade de armazenamento d’água. No entanto, o esperado para a época seria pelo menos 40%. “Essa redução na capacidade pode comprometer a captação d’água para os canais de irrigação do município. Precisamos agir junto ao Ministério da Integração e Codevasf para evitar maiores problemas”, explicou Newton.
O prefeito Julio Lossio se comprometeu em buscar ajuda junto ao Governo Federal para evitar um desastre econômico para nossa região, entrando em contato imediato com o ministro Gilberto Ochi da Integração Nacional. “Após conversa com o Secretário de Ciência e Tecnologia, Newton Matsumoto, entrei em contato com o ministro Gilberto que se comprometeu em avaliar a situação e buscar uma solução para o caso”, expôs o prefeito, acrescentando que algumas medidas podem ser tomadas entres elas o alargamento dos canais ou a instalações de bombas de captação em balsas.
O problema de capacidade da Barragem de Sobradinho não atinge apenas as áreas irrigadas. Caso uma medida urgente não seja tomada o sistema elétrico também pode vir, no futuro, ser prejudicado.
Fonte: ASCOM PMP






