O prefeito Isaac Carvalho participou no último sábado, 7, de Missa em Homenagem aos vaqueiros na fazenda “Alto das Queimadas”, na Estrada da Adutora. Acompanharam o prefeito os secretários Paulo Bomfim (Governo), Jorge Cerqueira (Agricultura, Pecuária e Abastecimento), Donizete Menezes (Cultura e Juventude), Edvan Gonçalves (Finanças), além de Joaquim Neto, diretor-presidente do SAAE, e os vereadores Tiano Félix, Agnaldo Meira e o deputado estadual Zó.
O ato religioso-cultural é organizado pelo agricultor, comerciante e vaqueiro, Josivaldo Duarte. Desde quando retornou de São Paulo, ele diz que sentiu a necessidade de realizar os festejos em homenagem aos trabalhadores da caatinga. E há 12 anos ele “encomenda” esta celebração. “Eu acho bonito, me emociona. Chama muito a atenção da gente. E isso vem desde nossos avós, meus primos são todos vaqueiros. E eu faço isso para preservar a nossa cultura”, esclarece Josa. Ele ressalta sobre a participação do prefeito em celebrações como esta. “Esse prefeito é diferente. Vai ficar na história. Nunca teve um prefeito igual a ele, que acompanha o povo. Antigamente, os políticos passavam aqui só em época de eleição. Isaac, sempre que pode está aqui, seja corrida de argolinha, São Gonçalo. A população de sente prestigiada”, completa.
Para o prefeito, estas festividades são aspectos culturais que também deve ser valorizado. “Os vaqueiros colaboraram na criação de nossa cidade, além de ter participado em várias histórias. É um trabalhador que merece respeito. E eu, particularmente, gosto muito, pois tive um avô vaqueiro, de pegar boi no mato e aprendi a admirar esses guerreiros”, declarou Isaac Carvalho.
Sempre presente nas atividades que envolvem o universo do vaqueiro, o aboiador Mundinho da Carnaíba destaca a relevância de manter esta tradição, além de fazer um alerta para o desmatamento e a falta de continuidade por partes dos jovens na prática da vaqueirice. “Os campos estão se acabando. Hoje somos trabalhadores reconhecidos. E é justo a gente estar ajudando a preservar esta cultura. Além do orgulho de ter um prefeito que gosta destas tradições”, disse.
Ascom PMJ