Por Jacqueline Santos
Durante uma coletiva realizada no Centro de Convenções, o prefeito de Petrolina, JulioLossio,anunciou na manhã de ontem (04) uma nova organização para a gestão municipal. Lossio diminuiu as secretarias de 23 para nove, com o objetivo de melhorar a administração da cidade focando no fortalecimento de cada pasta e como estratégia para uma melhor distribuição de recursos.
Entre as principais mudanças estão a troca na assessoria de comunicação que deixa de ter como secretária Roseane Albuquerque e passa a ser comandada por Daniel Campos. Outra mudança é a agregação de pastas, as secretarias de Educação,Esportes e Cultura passam a ser uma só. Já a Secretaria de Esportes se torna, agora, a Secretaria Executiva.
Segundo JulioLossio, a pretensão da gestão não é aumentar ou diminuir custos, mas construir uma estratégia para garantir recursos para cada pasta, além de incorporar serviços fundamentais para o funcionamento das mesmas.
“A estrutura da base foi aumentada. Nós agora temos o cargo de diretor de logísticapara cuidar da distribuição de materiais de consumo nas grandes secretarias. Criamos, também, o cargo de assessoria jurídica para cada secretaria, para melhorar a burocracia na gestão. Outra criação que fortalece a administração da cidade é o Núcleo de Engenharia, que vamos ter na saúde e na educação para cuidar das obras de cada pasta específica”, explicou Lossio.
A reformulação das pastas traz também a criação de secretarias extraordinárias, para atender as demandas e programas do município, como a Secretaria de Habitação, assumida por Ednaldo Lima. A Secretaria de Habitação será criada para gerir o programa do governo municipal “Meu lote, meu lugar”, inspirado no programa do governo federal “Minha casa, minha vida” e que tem o objetivo de desapropriar terrenos da prefeitura e criar lotes para que pessoas de baixa renda possam construir suas casas.
O prefeito ainda ressaltou que mesmo com a reforma os custos produzidos pela sua administração são baixos em relação às outras gestões. De acordo com Lossio, em 2006 o custo com cargos comissionados era de 14%, atualmente Petrolina destina 8,5% para esse tipo de despesa.
No decorrer da coletiva Lossio abordou, também, a condição do transporte coletivo em Petrolina e assumiu que atualmente este serviço enfrenta dificuldades possuindo uma frota precária, mas que dará início a alguns projetos que ajudará a melhorar a situação. “Nós vamos iniciar um projeto chamado Ecovia que vai funcionar com um micro-ônibus elétrico para conduzir cerca de três mil pessoas, no trecho que liga a Avenida Sete de Setembro e a Avenida da Integração, na região do Caminho do Sol”, afirmou.
Com a nova reforma a estrutura organizacional da administração de Petrolina conta com o prefeito; vice-prefeito; Procuradoria Geral do Município; Ouvidoria e Assessoria de Comunicação, seguidos pelas Secretarias da Fazenda; Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão e as Secretarias de Saúde; Educação; Infraestrutura e Desenvolvimento Econômico.