Por Emaísa Lima
Foi declarado inocente, em primeira instância, depois de dois anos, o Prefeito reeleito da cidade de Pilão Arcado (BA), João Ubiratan (PSD), conhecido por Joãozinho Porfírio. A ação judicial havia sido movida por Raimundo Nonato (PDT), popular Mundoca, da coligação ‘Unidos pelo desenvolvimento de Pilão Arcado’, denunciando captação ilícita de sufrágio por parte do prefeito.
Segundo matéria exibida na Rede Record, no mês de fevereiro deste ano, um possível esquema de corrupção acontecia na cidade de Pilão Arcado (BA) envolvendo a prefeitura local. Conforme a reportagem, algumas empresas que foram licitadas para prestar serviços à prefeitura usaram laranjas para ganhar as licitações e através delas desviar verba pública.
Em respeito aos episódios, o Prefeito reeleito de Pilão Arcado declarou inocência. “Acredito eu que pela vulnerabilidade dos políticos, principalmente, na época de eleição, onde ‘a gente’ é convidado, como eu fui, para ir até esta residência, onde aconteceu esta filmagem. Eu fiquei sabendo, três dias depois, por que isto já estava nas redes sociais. Tomei como surpresa. Fiquei praticamente inerte, sem saber de onde partiu isto e o tempo foi se encarregando. Depois veio a saber que foi da casa dessa cidadã, onde é citado nos autos do processo eleitoral. Eu acho que a intenção malévola de me prejudicar, deve ter alguma intenção e orientação por parte do meu opositor que passou estes dois anos alimentando em seus eleitores a esperança de tomar posse, não sei o porquê, deve ser por falta de conhecimento, por ser semianalfabeto, não ter o menor conhecimento jurídico e pensar que poderia ser empossado. Razão pela qual eu fui eleito com 52% dos votos do povo de Pilão Arcado. Eu quero dizer que não tenho ressentimento, não tenho mágoa destas pessoas que tentaram preparar este crime contra a minha pessoa. Mas a justiça está ‘aí’, sempre acreditei, sempre confiei, a maior prova disto é esta decisão, justa, provando a minha inocência.”
Ele ainda acrescenta que “isto é um prejuízo para qualquer gestor, você fica impaciente e isto é normal, é natural, eu sou um ser humano, tenho certeza de que crime nenhum eu cometi, mas mesmo assim os meus adversários tentaram me condenar, antes mesmo de eu ser julgado. Se assim eles quiseram, se assim eles vão querer, eu não posso fazer absolutamente nada, mas o prejuízo existe, não só para o gestor, mas para comunidade. Um prefeito não pode parar, o município não pode parar. Mesmo assim, tive a paciência, ‘tô’ tendo a paciência, vou administrar de acordo com as pessoas. E o povo do meu município acreditou e se assim acreditaram e confiaram em mim, vou terminar meu mandato confiando em Deus, na esperança do povo, para que Pilão Arcado siga no rumo do desenvolvimento.”
Depois de tramitado e julgado, pela Comarca de Pilão Arcado, por meio da decisão do juiz da 195ª Zona Eleitoral, Vanderley Andrade de Lacerda, ficou decidido a improcedência da ação e declarado o final deste processo.
O prefeito de Pilão Arcado, João Ubiratan Queiroz Lima (Joãozinho Porfírio-PSD), comemorou a sentença através de nota. Confira:
Povo de Pilão Arcado e cidades circunvizinhas;
Está aí a verdade, a justiça veio à tona para mostrar ao povo a realidade dos fatos, chega de mentiras, chega de intrigas, que aqueles que tanto mentiram agora se calem diante da verdade.
Nesta sexta-feira, dia 19 de setembro de 2014, foi publicada a sentença do processo eleitoral, que existia na comarca de Pilão Arcado contra o prefeito Joãozinho.
A sentença determinou a improcedência do pedido de inelegibilidade, bem como a cassação do registro ou do diploma dos candidatos João Ubiratan Queiroz Lima e Ednália Borges de Santana Antunes.
Isso significa que prevaleceu a vontade do povo, que o prefeito Joãozinho, vencedor na última eleição municipal, por maioria dos votos e escolha popular, continua como prefeito de Pilão Arcado.
A vontade popular vai ser mantida e que aqueles que trabalham de forma suja e vulgar, armando para conseguirem chegar ao poder não vão a lugar nenhum.
Eleição se ganha no voto, nas urnas e isso foi devidamente feito.
O prefeito Joãozinho agradece a todos aqueles que depositaram a sua confiança e que o apoiaram e apoiam. Sabemos que não são poucas as dificuldades enfrentadas em nosso município, mas jamais nos acovardaremos diante delas, pois sabemos que com a confiança em Deus, e a ajuda do nosso grupo e a vontade do povo seguiremos juntos e sempre vitoriosos.