Por Jacqueline Santos
Na noite de ontem (19) a Rede Record de Televisão veiculou, em um dos seus telejornais, uma reportagem em que abordou um possível esquema de corrupção na cidade de Pilão Arcado (BA) envolvendo a prefeitura local. Segundo a reportagem, algumas empresas que foram licitadas para prestar serviços à prefeitura usaram laranjas para ganhar as licitações e através delas desviar verba pública.
Segundo o prefeito, João Ubiratan Queiroz Lima (PSD), a reportagem não tem fundamento e trata-se de uma jogada política, já que a equipe de televisão que estava na cidade, estava acompanhada de dois vereadores de oposição. Ainda de acordo com o prefeito, a mesma equipe não o procurou em momento algum para esclarecer os fatos. O gestor conta que só foi procurado pela emissora, após enviar um pedido de direito de resposta, o qual foi atendido na tarde de ontem, onde o prefeito deu a sua versão por telefone.
De acordo com o gestor, a prefeitura licitou empresas respeitando o processo legal de compra de materiais, devidamente pagos e com suas notas fiscais. “Se existem laranjas, isso é um problema da empresa particular, é preciso que se faça uma investigação sobre isso, não nos cabe essa responsabilidade, mas a prefeitura se coloca à disposição para colaborar e esclarecer a questão”, explicou.
Segundo o secretário de finanças do município, Luiz Henrique do Vale, é preocupante a veiculação de um assunto como esse sem ouvir ambas as partes já que as licitações realizadas pela prefeitura estão homologadas dentro dos parâmetros legais. “O que o município tem hoje é tudo legal, nós temos provas, nós temos o tribunal de contas, nós podemos ser auditados a qualquer tempo e não teremos nenhum problema. Se existem outras situações que envolvem empresas particulares, nós não podemos ser acusados. O município responde por gestão pública e não por empresas particulares”.
O secretário afirmou ainda que não se pode ter uma reportagem que busque apenas denegrir uma imagem, sem antes apurar corretamente os fatos. “O que aconteceu foi uma situação de oposição que quer bater na imagem do gestor com proveito próprio. Essa reportagem pode se caracterizar como tendenciosa e é para isso que nós estaremos aqui para responder qualquer situação que for veiculada, desde que seja com base em fatos e em legalidade”, afirmou.
A Prefeitura de Pilão Arcado irá abrir uma sindicância administrativa para apurar a situação da sua administração. “Nós vamos tomar providências para investigar a existência de algum tipo de irregularidade, não tenho dúvidas que se forem constatados nós vamos sanar o problema”, esclareceu João Ubiratan.
O prefeito ressaltou ainda que o município conquistou, em sua gestão, cinco postos de saúde, 165 rotas de transporte, reformas e ampliações de escolas, 36 carros-pipas e todos através de licitações legais.
1 Comment