Em menos de duas horas de nesta quinta-feira (9) choveu em Salvador todo o volume esperado para o mês de abril. Segundo dados da prefeitura, o volume foi de 100 mm das 6h30 às 8h, o que era esperado para todo o mês. O prefeito ACM Neto deu coletiva nesta tarde para avaliar os prejuízos da cidade e o trabalho feito para amenizar os efeitos da chuva. Segundo Neto, o esforço de prevenção evitou uma situação pior e não há necessidade de decretar emergência na capital baiana.
(Foto: Valter Pontes/AGECOM) |
“Uma chuva dessa intensidade causaria problema em qualquer cidade do planeta, não apenas em Salvador. Isso trouxe consequências, mas as respostas estão acontecendo em toda a cidade. A dispersão da água é muito mais rápida hoje do que era no passado, exatamente por esse investimento que tem sido feito. Ruas que foram pavimentadas não terão mais buracos, e aquelas que não foram receberão intervenção. Não há necessidade ainda de decretar situação de emergência porque a Prefeitura dispõe dos meios necessários para enfrentar a situação e dar resposta que a população precisa”, diz o prefeito.
Segundo Neto, a prefeitura investiu mais de R$ 150 milhões em manutenção – drenagem, limpeza de canais e intervenções em encostas -, além de outros R$ 200 milhões em pavimentação desde 2013.
Os pontos com situações mais graves foram na avenida Juracy Magalhães, onde um deslizamento de terra atingiu um ponto de ônibus, e na Cidade Jardim, onde uma cratera se abriu na rua Leonor Calmon. Imóveis particulares do Horto Florestal foram notificados por conta da situação na Juracy; na Cidade Jardim, ainda se apura o que causou a abertura do buraco. Não foram registrados casos de desabrigados ou desalojados.
Estrada da Rainha (Foto: Almiro Lopes) |
“A Limpurb também está atenta em caso de necessidade de limpeza de vias públicas, mas, para evitar maiores problemas, faço um apelo para que resíduos não sejam deixados nas ruas”, disse o prefeito, fazendo pedido à população.
Equipes da Sindec, Codesal, Limpurb, Semps, Sucom, Seman e SMS estão de plantão para caso de novas ocorrências. Casos de deslizamentos de terra, alagamentos, queda de árvores e similares podem ser informados pelo número 199.
Fonte: Correio da Bahia