Em entrevista na manhã desta quarta-feira (06), no Programa Sem Fronteiras, da Rádio Juazeiro, o prefeito Isaac Carvalho conversou com o apresentador Ramos Filho sobre suas ultimas reuniões, viagens à Brasília, bem como o resultado do seu encontro com a direção do DNIT. Ele também respondeu a questionamentos da população durante a entrevista.
Isaac pontuou inicialmente que foi muito bom o encontro com a Presidenta Dilma, no Encontro Nacional de Prefeitos e Prefeitas, ocorrido na semana passda em Brasília, e disse entender que esses momentos são necessários para que os prefeitos possam se planejar. Ainda falou sobre as orientações recebidas quanto ao PAC 1 e PAC 2. “O objetivo é passar com antecedência as necessidades do município, pois a partir daí o governo viabiliza os recursos”, disse. Isaac citou o projeto de intervenção urbana dentro do PAC 2, explicando que na parte de estrutura serão pavimentadas quase 200 ruas, sendo que 12 bairros serão contemplados com o projeto, juntamente com a urbanização de 1.200 casas e moradias precárias. “A obra de infraestrutura está sendo licitada e em breve será iniciada. A pedido da própria presidenta, teremos uma equipe multidisciplinar, organizada dentro da reforma administrativa, onde uma equipe de projetos irá dialogar com a equipe do PAC 2 de forma direta”, explicou.
Na oportunidade, o prefeito lembrou que o município tem passado por dificuldade, e que até o final de 2011 pagava por mês quase 3 milhões de reais, e mesmo conseguindo diminuir para 1 milhão ainda assim é muito. Isaac comentou também da assinatura referente ao projeto piloto “Cidades Digitais”, que vem a Juazeiro para ajudar na informatização da gestão pública, bem como propiciar ao cidadão o acesso às informações de governo, dando mais transparência. Além disso, o “Cidades Digitais” vai oferecer acesso a internet gratuita para população em alguns pontos da cidade, e pontuou: “Estamos muito otimistas para ofercermos bons serviços à população juazeirense”. Com isso, relembrou o ato de início da obra da Escola Técnica Federal e da travessia urbana.
Sobre a pavimentação da BR 235, o prefeito disse que a obra já está licitada, ao saber do próprio superintendente do DNIT, Silvio Cerqueira, em reunião na última segunda-feira (4). “Asseguro que o trecho Juazeiro-Pinhões-Uauá será pavimentado”, afirmou, lembrando ainda que o superintendente garantiu o cascalhamento do trecho antes do início da obra. Isaac acrescentou que os recursos estão aprovados no PAC 2. Dentro dessa discussão já está sendo avaliado uma segunda ponte, incluindo um anel viário, com ferrovia ligando à Transnordestina com a Bahia. Outro objetivo desta obra é tirar o trânsito pesado de dentro da cidade.
Isaac Carvalho também esclareceu à população sobre a vinda da empresa de Call Center. O prefeito complementou dizendo que a empresa já assinou há 15 dias o protocolo de intenções condições as já colocadas, e informou sobre a geração de cerca de 2 mil empregos diretos, que movimentará a economia do município.
Sobre o saneamento, Isaac falou que a obra está assegurada, pois o projeto vai concluir 100% da área urbana. “Recebi o município com essa obra iniciada e irregular, e isso dificultou o andamento, mas agora vai será concluída. Temos também um projeto de urbanização dos canais, e a principio só foi aprovado o trecho até o Jardim São Paulo”, disse. Para a saúde, afirmou que tem procurado ampliar os serviços, mas por causa da negociação com alguns fornecedores que travaram na qualidade do fornecimento, o município foi prejudicado em alguns serviços como exames, cirurgias e medicamentos. “Não podemos contratar empresas que não atendam as necessidades da população e estamos resolvendo isso”, frisou.
Ao final da entrevista, Isaac colocou: “Reconheço que temos limitações, porém, tenho buscado me aconselhar com pessoas que me ajudem no governo e peço a Deus que me ajude a pensar no próximo. Estou prefeito, e quero ter o orgulho de poder dizer que deixei algo de bom para o povo, para meus filhos, dando continuidade a historia da minha família”. Ele finalizou ressaltando o investimento em educação, como o índice de reajuste salarial aos professores na sua gestão, que chega a 85,73%; citou que antes existiam apenas 2 quadras poliesportivas cobertas, e agora 15 estão sendo construídas. “Quero registrar que tudo será feito para uma melhor educação. Mas não vamos transferir a educação do filho aos professores, e a estrutura, pois a base está na família. Por isso, convoco aos pais para acompanhar seus filhos, pois eles precisam de orientação e atenção. Verifiquem, sim, a estrutura e o ensino dos professores, porém não deixem de direcionar seu filho”, pontuou.