O fortalecimento das políticas públicas voltadas para a educação de Juazeiro registrou um grande marco no último domingo (1º), com a formatura da primeira turma de alunos dos cursos de Formação Pedagógica em Química, Física, Matemática, Artes Visuais, Ciências Biológicas e Educação Física oferecidos pela Secretaria de Educação a Distância da UNIVASF, através do Plano Nacional de Formação de Professores (PARFOR) da Universidade Aberta do Brasil (UAB), além da Prefeitura de Juazeiro e Governo do Estado da Bahia.
Os 85 formandos de Juazeiro foram certificados no Auditório do Complexo Multieventos da UNIVASF, na mesma solenidade que os alunos dos Polos de Salgueiro, Ouricuri, Petrolina e Pintadas. Participaram da complementação pedagógica realizada na modalidade à distância e com duração de 18 meses, professores da rede pública municipal, estadual e federal. Além das aulas à distância, os alunos fizeram avaliações presenciais no Polo.
Segundo a coordenadora do Polo UAB de Juazeiro, Rosângela Cunha, a formatura representa um marco para município. “O Polo de Juazeiro tem apenas dois anos, começamos com esses seis cursos que inauguraram a educação à distância no município. Por isso que hoje a gente entende como marco histórico, porque de agora em diante a educação a distância está firmada num patamar muito mais sólido. Hoje passamos a ter 24 cursos na modalidade, todos ofertados por instituições públicas de qualidade, inclusive de referência nacional isso em nível de extensão, especialização e graduação”, informou a coordenadora.
Numa cerimônia emocionante, o prefeito Isaac Carvalho participou do evento como patrono do Polo UAB de Juazeiro, ao lado do secretário de Educação e Esportes, Clériston Andrade que foi paraninfo, e do Assessor Especial de Modernização Administrativa, Plinio Amorim. A solenidade contou com as presenças do vice-reitor da Univasf, Télio Nobre, do pró-reitor Leonardo Rodrigues, do secretário de Educação a Distância da Univasf, Francisco Ricardo Duarte, da coordenadora UAB da Univasf, Adriana Moreno, da diretora do Instituto Anísio Teixeira e representante do secretário Estadual de Educação da Bahia, Irene Carzola, além de representantes dos municípios beneficiados com os cursos, coordenadores de Polos, professores, e familiares dos concluintes.
Representando todos os formandos, o pedagogo Geraldo Messias do Nascimento e aluno do curso de Biologia do Polo Juazeiro falou da importância do momento e fez uma reflexão sobre a trajetória do curso durante a solenidade. “Foi um período de percalços, dificuldades e desafios. Tropeçamos, mas conseguimos almejar o nosso esperado sucesso, e hoje estamos aqui. Somos os pioneiros. Agradeço a todos os coordenadores, mantenedores dos Polos que foram peças-chave nesta engrenagem do saber. Agradeço também a Secretaria de Educação a Distância da Univasf por ofertar cursos que inauguram o ensino superior público e de qualidade, especialmente na região do São Francisco”, disse Geraldo.
Orgulhoso pelo momento, o prefeito Isaac Carvalho parabenizou em seu discurso os formandos e destacou que a formação pedagógica é uma grande oportunidade para melhorar a vida profissional e financeira dos concluintes. O gestor também agradeceu o trabalho dos coordenadores do polo, em especial a Rosângela Cunha pelo empenho à frente da unidade em Juazeiro. Na ocasião o prefeito ainda falou que tem trabalhado permanentemente desde que assumiu a Prefeitura em 2009 para fortalecer a educação do município.
“Estamos trabalhando também de forma integrada para fortalecer a educação do Vale do São Francisco, pois entendemos que a educação é a base para o desenvolvimento. Temos procurado nos articular com o Estado e União para fortalecer os cursos técnicos e o ensino superior. Hoje o Vale do São Francisco está se tornando um polo de educação e isso com certeza têm contribuído para o desenvolvimento da região, do semiárido. Tenho defendido junto aos governos do Estado e Federal que precisamos de políticas públicas diferenciadas para o semiárido, porque ele tem suas particularidades e desta forma nós criamos melhores condições para nossa região”, explicou Isaac, apontando que nos próximos dias será inaugurado em Juazeiro a Escola Técnica Federal que está em fase final de obras e vai criar oportunidades para 1200 alunos em cursos técnicos e superior.
Ao se pronunciar o secretário de Educação e paraninfo do Polo Juazeiro, Clériston Andrade, expressou sua gratidão pela honra de ser escolhido para participar de um momento tão significativo. “Formandos a batalha não acaba aqui. O desafio de continuar é perene, contínuo, nós nos fazemos professores todos os dias, nos formamos todos os dias. Vocês não chegaram aqui sozinhos, o desafio da formação docente só pode ser vencido quando é abraçado por pessoas e instituições que entendem a importância da educação. Por isso há de se ressaltar o valor e o empenho da UNIVASF e de seus profissionais, da firme e decisiva atuação da Prefeitura de Juazeiro através do Polo UAB. Há também de se ressaltar os apoios do Ministério da Educação e do Governo do Estado da Bahia, um dos mantenedores do Polo de Juazeiro”, destacou Clériston.
Durante o encerramento da cerimônia, o vice-reitor da Univasf, Télio Nobre, falou aos formandos que a qualificação profissional é extremante importante porque abre excelentes oportunidades. “Quem se qualifica cada vez mais, vai galgando novos espaços e vocês não só deram o primeiro passo nesse sentido, como já fizeram uma boa caminhada. Hoje vocês são guerreiros porque abraçaram a oportunidade e certamente farão a diferença nos locais que já atuam ou irão atuar”, finalizou Télio.
PMJ




