O prefeito Isaac Carvalho se reuniu nesta quinta-feira (18), no Paço Municipal, com representantes da Superintendência Regional da Caixa Econômica Federal de Feira de Santana para discutir sobre o projeto para implantação de Trabalho Técnico Social permanente nos empreendimentos do ‘Minha Casa, Minha Vida’ em Juazeiro.
Participaram da reunião a secretária de Desenvolvimento Social, Célia Regina Carvalho; o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Jorge Barboza; o secretário de Meio Ambiente e Ordem Pública, Agenor Souza; o secretário de Governo, Paulo Bonfim; a coordenadora de Habitação da SEDIS, Gilnágila Barbosa e a técnica social Verônica Rodrigues.
Os residenciais São Francisco I e II, Praia do Rodeadouro e Morada do Salitre já recebem visitas periódicas de assistentes sociais, educadoras e psicólogas da SEDIS. “Desde a instalação dos empreendimentos temos feito uma intervenção sistemática junto aos moradores, mas a partir da implantação do projeto esse trabalho social será muito mais amplo e constante, com resultados bastante positivos no sentido de melhorar ainda mais a relação comunitária entre os condôminos”, explicou a secretária Célia Regina.
A Caixa Econômica Federal foi representada pelo gerente de habitação Sérgio Henrique Merlo, pela coordenadora de educação Vanessa Tosta, e pelos gerentes da CEF/Juazeiro, Pedro Emílio e Washington Borges. O projeto enviado à Caixa pela Prefeitura de Juazeiro, através da SEDIS, está sendo avaliado para posterior implantação.
Também participou da reunião o representante da Brasil Solair, Julio Martinez. A empresa produtora de energia solar assinou, em outubro de 2012, um acordo de cooperação financeira com o Fundo Socioambiental da CEF e juntos, contando com a parceria da Prefeitura, iniciaram o Projeto de Geração de Renda e Energia nos residenciais Praia do Rodeadouro e Morada do Salitre. O Projeto, de 2,1 MW, beneficia cerca de mil famílias.
Segundo Julio Martinez, o objetivo tem sido alcançado, que é de promover a organização social das famílias beneficiadas, incentivando o cooperativismo e a troca de experiências maximizando a renda da comunidade. “Agora com essa ampliação da parceria com a Prefeitura vamos melhorar ainda mais esse projeto social, investindo o lucro obtido na própria comunidade e distribuindo o excedente entre os moradores”, disse.
Julio Martinez alertou ainda sobre as invasões irregulares das áreas de uso comum, ouvindo do prefeito Isaac Carvalho que a prefeitura intensificará a fiscalização. “Antes de tudo vamos para o diálogo e a conscientização, mas não abriremos mão de fazer cumprir a lei para que a maioria da população que reside nos residenciais não seja prejudicada pelas irregularidades de uma minoria”, garantiu Isaac.
Ascom PMJ