SEDIS
O prefeito Isaac Carvalho, a secretária Estadual de Política para Mulheres, Olívia Santana, e a coordenadora geral de Ações de Prevenção, da Presidência da República, Terezinha Abigail participaram nesta terça-feira (28), da 4ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres, a primeira a ser realizada no Estado este ano, no Centro de Cultura João Gilberto.
O evento reuniu autoridades e centenas de mulheres de várias instituições, da sociedade civil organizada e da comunidade em geral, onde discutiram, levantaram propostas e definiram estratégias, apontando os caminhos e os mecanismos que contribuam à efetivação das políticas públicas para as mulheres no município.
“Temos conseguido avanços importantes para as mulheres do nosso município, como por exemplo, os avanços na Educação, o Programa Qualifica Juazeiro, através das escolas de Beleza e de Confecções que têm capacitado as mulheres para o mercado de trabalho, o CIAM que possui uma equipe de excelência no atendimento às mulheres vítimas de violência, entre outras ações. Sabemos que precisamos avançar ainda mais e posso afirmar que o nosso Governo vai continuar trabalhando para o fortalecimento das politicas para as mulheres”, garantiu o prefeito Isaac Carvalho.
A secretária Olivia Santana aproveitou a oportunidade para parabenizar o prefeito Isaac pela contribuição que tem dado ao desenvolvimento de Juazeiro. “Gostaria de fazer um pedido especial ao prefeito Isaac, para que não encerre esse mandato que tem resultado em grandes conquistas para Juazeiro sem criar uma secretaria especifica para as mulheres. Juazeiro precisa e merece isso, pois é um município referência na região Norte da Bahia. Coloco-me à disposição para contribuir no que for preciso”, evidenciou Olívia.
A vereadora Poliane Amorim também aproveitou a oportunidade e na solenidade de abertura entregou um ofício à secretária Olívia Santana, solicitando ao Governo do Estado dois veículos, mobiliário e um Centro de Formação Digital para o CIAM – O Centro Integrado de Apoio a Mulher de Juazeiro.
“É uma satisfação organizar esse evento que prioriza o diálogo e a participação popular. As conferências são fundamentais não somente para as mulheres, mas também para a população em geral porque possibilita uma reflexão sobre políticas públicas. O evento foi bastante positivo”, avaliou a secretária de Desenvolvimento e Igualdade Social – SEDIS, Lindsai Amaral.
A representante do Conselho de Defesa dos Direitos da Mulher – CMDDM, Maria José, também elogiou o evento. “Após a aprovação das propostas elegemos as delegadas que vão representar Juazeiro nas etapas Estadual e Federal. Essa Conferência teve um resultado bastante positivo”, disse a secretária do CMDDM.
Estavam presentes na Conferência o deputado Estadual Crisostomo Lima, o vice prefeito Francisco Oliveira, o vice-presidente da Câmara, Tiano Félix, o secretário de Educação, Cleriston Andrade, a equipe do CIAM e da Gerência de Diversidade, representantes da Uneb, do Conselho em Defesa dos Direitos da Mulher – CMDDM, da Pastoral da Mulher, das Comunidades de Terreiro, a Marcha das Mulheres Negras, Macha Mundial das Mulheres, Associação das Mulheres de Maniçoba, da Secretaria de Educação, Associação das Mulheres do Praia do Rodeadouro e Morada do Salitre e da Associação em Defesa à Liberdade de Gênero – ADELG.