O prefeito Isaac Carvalho acompanhou no último sábado (11) os atendimentos do Mutirão de Consultas e Cirurgia de Catarata ao lado do secretário da Saúde da Bahia, Jorge Solla, e do representante municipal da pasta, Cássio Garcia.
O evento está ocorrendo no Hospital da Criança desde o dia 07 de Janeiro e já atendeu até o início da manhã desta segunda-feira (13) mais de 2,1 mil usuários de Juazeiro, destes 960 realizaram a cirurgia de catarata. Na região foram beneficiadas 3,2 mil pessoas, destas 1,7 mil realizaram o procedimento.
A ação está sendo realizada através dos Programas “Mais Saúde”, do município e “Saúde em Movimento”, do Governo Estadual. Também acompanharam a visita, os secretários municipais, Juvenilson Passos, Paulo Bonfim, o ex-deputado e médico Pedro Alcântara, o prefeito de Curaçá, Carlos Brandão, a diretora e a coordenadora do “Saúde em Movimento”, Cláudia Almeida e Lorena Plácida, respectivamente.
Durante o Mutirão, o secretário da Saúde do Estado, Jorge Solla, agradeceu a parceria exitosa com Juazeiro. “O Movimento alcançou todas as metas de consultas e cirurgias e pode ser considerado um sucesso em atendimentos, isso, sem dúvida, devido à parceria exitosa com a Prefeitura de Juazeiro, que possui uma equipe interessada e que desde a organização não mediu esforços para concretizá-lo no município. O Mutirão já atendeu mais de 400 mil pacientes e em torno de 110 mil cirurgias de catarata foram concretizadas em todas as etapas, beneficiando a população dos 417 municípios da Bahia, sendo reconhecido como um projeto de grande amplitude na área de oftalmologia no Brasil”, ressaltou.
Em conversa com o secretário Solla, o prefeito Isaac Carvalho recebeu notícias dos próximos investimentos na área para Juazeiro. “Ainda no início deste ano será lançado o edital para construção da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia no Hospital Regional, que atenderá os usuários em todas as etapas necessárias no tratamento de câncer, como a Quimioterapia, Radioterapia, dentre outros. O município também será contemplado com o Laboratório de exames para ampliação da verificação de colesterol, glicemia e coletas em geral. Vamos manter a parceria com os Governos Estadual e Federal para continuar melhorando a assistência em saúde”, anunciou o gestor municipal.
Para o secretário da Saúde de Juazeiro, Cássio Garcia, a Saúde no município vem avançando devido ao esforço da gestão em abraçar projetos e programas federais e estaduais. “Além deste Mutirão que está sendo oferecido com o apoio de uma equipe de 120 profissionais, com nove médicos e uma estrutura moderna de equipamentos que já vem permitindo várias pessoas enxergarem novamente, reduzindo a demanda reprimida; o município já avançou muito mais, oferecendo aos usuários do SUS melhores serviços em modernas estruturas físicas”.
Na ocasião, o titular da pasta destacou alguns investimentos conquistados desde 2009. “São novos hospitais, postos de saúde, ampliação de consultas e exames, capacitação dos profissionais, implantação do ‘Mais Saúde’, levando para a comunidade atendimentos noturnos na área de odontologia e na atenção básica, adesão ao ‘Mais Médicos’, realização do concurso público, triplicando com isso o número de médicos nas unidades. Juazeiro receberá em breve a segunda UPA, melhorará a atenção na área de Oncologia e ampliará os serviços de laboratório. Muita coisa ainda está por vir e a Saúde continuará progredindo e levando atendimentos dignos à comunidade”, frisou.
Mutirão ainda acontece esta semana
O Mutirão será realizado até dia 15 de janeiro, das 7h às 17h. O projeto pretende realizar uma média de 2 mil cirurgias de catarata e 10 mil consultas oftalmológicas em pessoas com idade superior a 60 anos.
Também poderão ser atendidas na estratégia pessoas com deficiência visual e/ou já diagnosticadas com catarata congênita ou traumática, independente da idade. A ação contempla ainda os alunos do TOPA – Programa do Governo do Estado, que além da consulta e cirurgias, conta com uma fábrica de óculos, para entrega ao usuário quando necessário. Para os usuários que realizam cirurgia de catarata, estão sendo disponibilizados colírios (gratuitamente).