Os profissionais da imprensa regional compareceram na noite desta terça-feira (17) ao Depósito Hall do Armazém Caffé para a tradicional confraternização de fim de ano com o Prefeito Isaac Carvalho. Na oportunidade também foi lançado oficialmente o Carnaval 2014, que tem como tema o centenário da folia momesca em Juazeiro e acontecerá de 7 a 16 de fevereiro.
Secretários de governo, vereadores e autoridades de segurança também marcaram presença, além de representantes dos blocos carnavalescos. No vídeo de apresentação do evento, estrelas como Ivete Sangalo, Durval Lélis da banda Asa de Águia, Armandinho, entre outros grandes nomes da música nacional, convocaram o povo de toda a Bahia e do Brasil para os dez dias de festa em Juazeiro.
Ao lado do coordenador do evento, Samuel Bezerra de Morais, do ex-deputado Pedro Alcântara, do secretário de Cultura e Juventude, Donizete Menezes, do presidente da Câmara de Vereadores, Pedro Alcântara Filho, do gerente executivo da TV São Francisco, Hilquias Barros, do vice-presidente da ABTJ, Cléber Wilton, do compositor Mauricio Dias, do convidado especial do evento, Luiz Caldas, do Rei Momo Flávio Henrique e da Rainha Thais Kellen, o prefeito Isaac lançou oficialmente o carnaval 2014.
“Vivemos um momento ímpar ao comemorarmos os 100 anos dessa que é a mais tradicional manifestação popular do nosso município. Por isso com muito trabalho estamos conseguindo potencializar a festa buscando parcerias com a iniciativa privada e também com os governos estadual e federal. Afinal, além de proporcionar o lazer e o entretenimento à população, o carnaval também é um forte propulsor da economia e do turismo, gerando renda para todos os agentes envolvidos nessa grande festa que hoje está oficialmente lançada”.
Isaac também anunciou outra novidade para o encerramento deste que já está sendo considerado o maior carnaval de todos os tempos. “Tenho a grande satisfação de anunciar para vocês que no domingo pela manhã acontecerá um encontro com os trios de Luiz Caldas, Margareth e Armandinho, além de um arrastão com a banda Didá, de Salvador. E no período da tarde teremos a tradicional Feijoada do Dadau finalizando os dez dias de muita alegria, paz e animação que tomarão conta de nossa cidade. Obrigado pela presença e por todo o apoio de vocês da imprensa. Feliz Natal e Feliz Ano Novo para todos”, congratulou.
Representando a imprensa, o gerente executivo da TV São Francisco, Hilquias Barros, falou sobre a expectativa do carnaval. “Quero parabenizar a Prefeitura por aproveitar com muito dinamismo e criatividade esse centenário para realizar um carnaval que certamente será inesquecível para todos nós. E a TV São Francisco tem a imensa honra de abrir a festa com o bloco da Lavagem da Orla, trazendo muita animação e solidariedade”, ressaltou.
Autor do hino “Juazeiro 100 anos de Carnaval”, o compositor Mauricio Dias lembrou a historiadora Maria Isabel Figueiredo (Bebela) como uma das fontes de pesquisa para a criação da música que rememora os primórdios da folia oficialmente iniciada em 1914. “Tive a honra de ser convidado pela equipe do prefeito Isaac Carvalho para compor esse trabalho que para mim tem uma afetividade enorme, pois me inspirei nas lembranças da minha infância e nas conversas com foliões tradicionais, a exemplo da nossa querida Bebela que para minha felicidade aprovou com louvor o hino. E foi uma grata surpresa quando o escutei na voz desse artista fantástico que é o Luiz Caldas”, explicou.
Convidado especial do evento, o cantor Luiz Caldas falou sobre a sua participação no carnaval. “O axé me deu muitas alegrias. E uma delas foi ver surgir Ivete Sangalo, que elevou a música baiana a um patamar de visibilidade sem precedentes. Por isso estou muito feliz pela oportunidade de participar de um momento tão especial para Juazeiro, terra natal dessa nossa grande estrela. Botar voz na bela composição do parceiro Mauricio Dias e ainda tocar no carnaval dessa cidade que desde o começo de minha carreira sempre me acolheu tão bem é motivo de muita alegria e honra para mim”.
Após a solenidade Luiz Caldas fez todo mundo dançar “deboche” dando uma pequena mostra do que o público verá durante o carnaval. Mauricio Dias também cantou o hino e algumas canções do novo CD do compositor. Já a banda Mirage comandou o restante da festa com um repertório pautado por grandes clássicos do carnaval baiano.
Ascom Secretaria de Cultura
Foto: Caio Alves




