PMJ
A data de 8 de setembro é dedicada às celebrações em homenagem à Nossa Senhora das Grotas, Padroeira de Juazeiro. Durante o novenário até a culminância – quando são realizadas missa e procissão – a comunidade católica do município professa com mais fervor sua fé na santa cuja imagem foi encontrada por um índio e entregue a um vaqueiro há exatos 309 anos nas grotas do Rio São Francisco.
Acompanhado de secretários e assessores, o Prefeito Isaac Carvalho participou na manhã desta terça-feira, 8, da missa realizada na Igreja Catedral, erguida no Santuário da Padroeira, que este ano completa 175 anos de Paróquia. A celebração foi presidida por Dom José Geraldo, Bispo Diocesano de Juazeiro, e concelebrada pelo Bispo de Feira de Santana, Dom Zanoni Dementtino; pelo Bispo de Petrolina, Dom Manoel; pelo Bispo Emérito de Petrolina, Dom Paulo Cardoso, e por todos os sacerdotes das Dioceses de Juazeiro e Petrolina.
Já no fim da tarde mais de 20 mil fiéis participaram da Procissão quando o andor com a imagem de Nossa Senhora das Grotas saiu da igreja de Santa Luzia no bairro Lomanto Junior até a Catedral. Durante todo o trajeto do cortejo, que percorreu toda a Avenida Adolfo Viana, as pessoas demonstravam grande devoção à Padroeira. Dom José Geraldo destacou a participação em massa dos católicos nas celebrações.
“Significa que nosso povo está tomando consciência e participando muito mais, não apenas pela devoção em Nossa Senhora das Grotas, mas na igreja como um todo”, ressaltou.
Para Isaac Carvalho, a história da santa padroeira está ligada à história do próprio município. “É a única padroeira no mundo com esse título de Nossa Senhora Grotas e todos os católicos juazeirenses têm uma referência e orgulho na santa e por sua história. Estamos encerrando com muita alegria mais uma brilhante celebração à nossa padroeira, que muito tem abençoado nossa cidade”.