A ministra Kátia Abreu (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) lançou nesta quarta-feira (09/09), em parceria com a Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), investimento de R$ 128 milhões até 2018 para o Programa Nacional de Combate às Moscas-das-Frutas. A praga, uma das mais relevantes da fruticultura brasileira, causa prejuízo de cerca de US$ 120 milhões ao ano, entre perdas de produção, custos de controle, processamento e comercialização.
Para o prefeito Julio Lossio, uma atitude louvável do governo Federal. “Quero parabenizar a iniciativa do Governo Federal, que mesmo em crise, anuncia, através da Ministra Katia Abreu, o lançamento do Programa Nacional de Combate às Moscas-das-Frutas. Praga que levaria o Vale do São Francisco a uma situação complicada, pois a exportação seria afetada diretamente”, declarou.
Em sua fala o prefeito comentou também sobre o G20 Semiárido e convidou a Ministra para estar presente e iniciar uma nova discussão sobre o semiárido Nordestino. A mesma se colocou à disposição e propôs que uma das palestras fique com a Embrapa sobre a região e seu diferencial.
Ações
O Programa Nacional de Combate às Moscas-das-Frutas estabelece uma série de ações na área de defesa vegetal:
– vigilância fitossanitária por meio de levantamento e monitoramento de pragas
– prevenção contra a entrada de novas espécies de moscas-das-frutas no Brasil
– controle de espécies com maior potencial de dano econômico
– erradicação da mosca-da-carambola
– estabelecimento e manutenção de Áreas Livres de Pragas
– implementação do conceito de Áreas de Baixa Prevalência para as moscas-das-frutas
– instalação de áreas de proteção fitossanitária
– aplicação da pesquisa agropecuária no controle das moscas-das-frutas, dando ao produtor acesso a tecnologias de prevenção.
Estiveram presentes no Auditório do Sest/Senat prefeitos da região, deputados, vereadores, secretários, agricultores de irrigação e da agricultura familiar, além de representantes da sociedade organizada para participar do lançamento do Programa Nacional de Combate às Moscas-das-Frutas.
Fonte: ASCOM PMP