O prefeito Julio Lossio assinou na sexta-feira (06), Ordens de Serviço para a construção de mais cinco unidades de Atendimento Multiprofissional Especializado – AME Saúde da Família. As unidades ficarão nos bairros Antonio Cassimiro, Pedra Linda, Ouro Preto, Gercino Coelho e do Projeto Senador Nilo Coelho – Núcleo 5 e também atenderão a população dos bairros circunvizinhos.
Construídas com recursos do Tesouro Municipal e do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) do Governo Federal, as AMEs – Saúde da Família têm capacidade para atender 15 mil pessoas. Atualmente, 45 mil pessoas do município estão sendo atendidas através das unidades AMEs Leonor Elisa, Lia Bezerra e Bernadino Campos Coelho, já entregues pela Prefeitura, mais três AMEs Saúde da Família também estão sendo construídas nos bairros Henrique Leite, Areia Branca e no distrito de Izacolândia, além da AME Servidor no Centro, aumentando assim o número de cobertura da Saúde da Família no município.
“Hoje, nós estávamos iniciando o balanço de 2011 e constatamos que há unidades AME com mais de uma consulta médica de Atenção Básica por habitante, um número grande também de consultas de enfermagens, odontologia e procedimentos realizados, isso é uma satisfação muito grande para todos nós que trabalhamos buscando garantir uma saúde de qualidade. Agradeço em poder participar da gestão Julio Lossio e de estar ajudando a construir esse novo conceito de saúde, através das unidades AME. Nossa maior obra é estar modificando e cuidando da vida das pessoas”, afirmou a secretária de Saúde do município, Lúcia Giesta.
Com infraestrutura adequada e profissionais em diversas áreas dispondo de um atendimento acolhedor e humanizado, cada unidade AME é equipada com 4 consultórios médicos, 4 de enfermagem, 2 odontológicos, salas de procedimentos, de marcação de exames, esterilização, curativos, pequenas cirurgias, vacinação, acolhimento, recepção com capacidade para acomodar 100 pessoas, farmácia, espaço para a prática de atividades físicas, entre outros. “Eu vi em outros bairros a estrutura da AME, uma estrutura nobre de clínica particular, tenho percebido que o prefeito tem pensado nas pessoas. A chegada da AME no bairro vai dar qualidade de vida às pessoas”, disse o presidente da Associação dos Moradores do bairro Antonio Cassimiro, Ageu Almeida.
As cinco AMEs que serão construídas irão atender também a população do Pedro Raimundo, Vale do Grande Rio, Jardim Maravilha, Santa Luzia, Mandacaru, Caminho do Sol II, Vila Eulália, Parque Bandeirantes, Palhinhas, Atrás da Banca e C-2. “Já ultrapassamos mais da metade da nossa meta que é construir 15 unidades AME em Petrolina, três já foram entregues, quatro estão sendo construídas e agora estamos garantindo mais cinco unidades ao município. A escolha das localidades onde as AMEs estão sendo construídas é feita de acordo com a necessidade da população, onde há mais demanda por saúde pública, pois o nosso foco é sempre atender quem mais precisa. Encontramos Petrolina com postos de saúde sucateados, mas isso vem mudando através das AMEs que mais do que um simples atendimento, oferece serviços diferenciados e de qualidade”, afirmou o prefeito Julio Lossio.
O horário de atendimento é das 07h às 21 horas, oferecendo os serviços de clínica médica, odontológica e de enfermagem, psicologia, nutrição, farmácia, educação física e assistência social, ofertado pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), serviços de promoção à saúde, controle, prevenção e tratamento de doenças endêmicas, imunização, dispensação de medicamentos, pequenos procedimentos, visitas domiciliares, entre outros.