Cerca de 450 pessoas compareceram à Escola Municipal Luiza de Castro, no bairro João de Deus, na noite desta quinta, para a inauguração da quadra poliesportiva e recuperação do prédio da unidade escolar. Além de representantes da comunidade, compareceram à solenidade autoridades como a deputada estadual Isabel Cristina (PT), o vereador Ailton Guimarães (PMDB), secretários do governo municipal.
Serviços de recuperação
Na primeira parte da solenidade, o prefeito Julio Lossio acompanhado do secretário de Educação do município, Heitor Bezerra Leite, decerraram as placas de revitalização da estrutura física do prédio e dos índices do IDEB e, em seguida, conferiram as novas instalações. Foram reformadas 15 salas, 02 laboratórios, um refeitório e instaladas grades de proteção. Foram feitos ainda revestimentos de cerâmica e recuperada a rede hidráulica.
Inauguração da quadra poliesportiva
Na segunda parte, todos se dirigiram à quadra, onde estudantes e pais aguardavam as falas das autoridades e representantes da comunidade escolar para o ato de inauguração. A primeira a falar foi a gestora da escola, professora Eli Gonçalves Rocha. Ela destacou que naquela noite, o sentimento da comunidade escolar era o da família Luiza de Castro, fortalecida e reafirmando a responsabilidade e a missão de educar. “Nestes seis anos de história de nossa escola, alimentávamos esse sonho, era um sonho que nos parecia difícil de realizar, mas ele foi lapidado, enquanto isso, tivemos que enfrentar transtornos, desconforto, mas, os benefícios vieram. Origado prefeito”.
O representante dos pais dos alunos, Milton Rodrigues Teles, disse que a comunidade do João Deus, finalmente tinha uma escola melhor. “Foi uma luta dura durante esses últimos anos, mas, valeu à pena. A reforma e a quadra vieram com qualidade. Vamos voltar hoje para casa, mais satisfeitos”, salientou.
O vereador Ailton Guimarães avaliou que a construção da quadra poliesportiva era uma oportunidade não só para melhorar as condições da escola, mas para prevenir que crianças e adolescentes se envolvessem com drogas e violência. O vereador fez um apelo aos estudantes para que zelassem pelo patrimônio. “Esse patrimônio é de vocês, portanto, cuidem. Parabéns prefeito por priorizar as crianças no seu governo”, enfatizou.
A deputada estadual Isabel Cristina, explicou em sua fala que a escola era a única exceção, em que a política não deveria interferir. “A escola tem que ser laica e nossas crianças precisam usufruir do que é bom. É a educação que liberta o homem, por isso quero reconhecer a qualidade dos professores da Rede Municipal que reafirmam seu compromisso com essa causa”, ressaltou.
Novos investimentos na educação e apoio na aquisição de equipamentos
O secretário de educação Heitor Bezerra Leite, disse em seu discurso que, a comunidade e os que estavam naquele ato tinham dois motivos para comemorar: o primeiro era a inauguração da quadra e a recuperação da escola e o segundo para celebrar o aniversário do prefeito Julio Lossio. “O prefeito é o responsável por toda essa iniciativa. Ele tem priorizado a educação e essa é apenas a primeira de um total de 15 quadras que já estão sendo construídas no município”, assegurou.
Heitor Leite destacou ainda, o trabalho realizado pelas equipes de diretores e agradeceu a presença dos educadores. “Quero cumprimentar especialmente os meus colegas de trabalho na Secretaria de Educação, a gestora Eli e a todos os presentes. Estamos felizes com a conquista desse equipamento, obrigado e parabéns, prefeito”, afirmou.
O titular da pasta da educação, também avaliou que o patrimônio ora entregue à comunidade escolar, precisava ser preservado. “Peço encarecidamente que conservem a escola para que possamos continuar avançando, obtendo resultados cada vez melhores”, reforçou.
O prefeito Julio Lossio agradeceu as congratulações pelo aniversário e , disse ainda que era necessário fazer um reconhecimento à presidenta Dilma Rousseff, cuja preocupação com a estrutura de espaços esportivos cobertos para as escolas era louvável. Ele explicou também que um velho tabu estava sendo quebrado na cidade. “Diziam-me que, em Petrolina, das quatro melhores quadras poliesportivas existentes na cidade, apenas uma era do município. Tínhamos a do Maria Auxiliadora, a do Colégio Dom Bosco, a do IF e a do Osvaldo do Flamengo. Agora teremos 15”, assegurou.
Prioridade à educação das crianças e preservação do patrimônio
O prefeito lembrou que a prioridade deve ser mesmo para os filhos, por isso é preciso priorizar a educação. Ele falou sobre a retomada do projeto de construção de 15 creches, dentro do plano de prioridade de assistência às crianças: “Eles nos fazem sofrer e chorar, mas temos que cuidar do futuro deles, pois a maior parte do tempo deles é aqui na escola”. Ao se referir ao IDEB, lembrou que houve uma evolução nos últimos quatro anos, como apontam as estatísticas, contudo, era preciso avançar mais. “Vimos na placa a nota da Luiz de Castro: 4,2 em 2009 e 4,7 em 2011, ótimo, mas podemos crescer mais, precisamos sair da casa dos 4%”, completou.
O gestor municipal reiterou aos presentes que o simples gesto de não pregar papéis nas paredes dos prédios é uma mudança importante, e isso não impede que a prática da ambiência continue a ser feita, só que em lugares adequados, como na superfície de azulejos, o que não prejudica as paredes. Ele afirmou que lançava um desafio, a quem dissesse que os equipamentos instalados na Escola Luiza de Castro ficavam devendo às melhores escolas particulares de Petrolina. Ele se referia principalmente à qualidade das novas cadeiras, estrutura das salas e outros mobiliários
Homenagens
A solenidade foi encerrada com a entrega de produtos orgânicos da hortaliça da Escola Luiza de Castro ao prefeito, e uma apresentação das crianças, que cantaram e leram mensagens de congratulações pelos 42 anos de vida de Julio Lossio. Cantaram Vitor Daniel da Escola Municipal Lúcia Moreira de Izacolândia e Kézia Rodrigues Brasilino da Escola Municipal João Neto, da comunidade de Caroá. No final, foi feito o corte do bolo pelo aniversário.