Foi uma manhã de muita alegria para os moradores do Loteamento Terras do Sul em Petrolina, isto porque, nesta segunda-feira (03), o prefeito Julio Lossio recebeu das mãos do representante do Cartório de Registro Imobiliário de Petrolina as escrituras que garantem posse ao município de toda área hoje ocupada por cerca de 1.700 famílias. A entrega das escrituras é uma etapa do processo de regularização fundiária que garantirá tranquilidade aos moradores do Loteamento Terras do Sul. Na solenidade, estiveram presentes, além do prefeito Julio Lossio, o vice-prefeito Domingos Sávio, secretários municipais, líderes comunitários e moradores, que prestigiaram o momento tão aguardado há mais de 20 anos.
A área que integra o Loteamento Terras do Sul é de 880.000 m² e foi totalmente paga pela Prefeitura, que investiu aproximadamente R$ 600 mil. Com o recebimento das escrituras, a próxima etapa será o desmembramento das áreas, para que os moradores tenham direito às escrituras dos lotes. Visivelmente feliz, um dos primeiros moradores das Terras do Sul, Miguel Batista Lima, afirmou que só tem a agradecer. “Igual ao que o prefeito Julio Lossio está fazendo, nenhum prefeito tinha feito antes. Nós só temos a agradecer, porque isso que está acontecendo é emocionante e vai nos garantir mais tranquilidade”, revelou.
“O que ocorreu hoje aqui é efeito do trabalho da gestão do prefeito Julio Lossio, que estabeleceu como prioridade do seu governo a regularização fundiária no município de Petrolina. Isso tudo é fruto de um trabalho sério de um trabalho de quem quer realmente cuidar das pessoas”, destacou o Secretário de Ordem Pública, Marcello Cavalcanti. Além das Terras do Sul, o processo de regularização fundiária irá beneficiar as comunidades do Santa Luzia, São Joaquim, São Jorge e Vila Mandacaru. “A regularização dos terrenos é o presente mais importante que os moradores da nossa região estão recebendo”, afirmou o presidente da Associação dos Moradores do São Joaquim, Marivaldo João da Silva.
Na oportunidade, o prefeito Julio Lossio também recebeu as escrituras da Comunidade do Cacheado. “É um momento emocionante para nós, porque quando entramos na Prefeitura sabíamos que era uma luta de 20, 30 anos e não podíamos deixar que o problema continuasse, então juntamos esforços porque sabemos que a casa própria é um direito sagrado do ser humano. A partir de agora, o Loteamento Terras do Sul e o Cacheado são de propriedade do município, vamos lutar por melhorias para estas comunidades”, declarou o prefeito Julio Lossio.