O prefeito de Petrolina Julio Lossio e a secretária de Saúde Lucia Giesta se reuniram na tarde desta terça-feira (07) com o superintendente do Hospital Dom Malan (HDM), Marcelo Marques, e a Superintendente Geral do IMIP Hospitalar, Ana Cláudia Figueira e, por telefone, com o secretário Estadual Iran Costa. A reunião teve o objetivo de discutir sobre a dificuldade do HDM em contratar profissionais obstetras para plantão de 24h na maternidade, considerada a que mais realiza partos no Estado de Pernambuco.
Sensibilizado o prefeito Julio Lossio atendeu a solicitação do hospital para recomposição da escala do hospital e cedeu alguns profissionais. “A falta do profissional obstetra coloca em risco nossas mulheres gestantes e nossas crianças e para garantir a eficácia do serviço cedemos três obstetras da nossa rede ao hospital até que consigam recompor o quadro”, disse o prefeito.
Atualmente, a maternidade do HDM é referência em partos de alto risco para 53 municípios da Bahia e Pernambuco que compõem a Rede Interestadual PE/BA. “O compromisso com a saúde da população vem em primeiro lugar, por isso a gestão busca dar apoio aos hospitais no município para que a assistência melhore cada vez mais”, ressaltou a secretária de Saúde Lucia Giesta.
Fonte: ASCOM SMS/PMP