Diante da grande estiagem que o município de Petrolina vem enfrentando nos últimos meses, a prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural, está realizando diversas ações a fim de minimizar os efeitos causados pela seca. O prefeito Julio Lossio esteve visitando, hoje (13), o açude que passou por melhoramento para verificar sua atual situação.
A visita ocorreu no sítio Consolação, próximo a Cristália. “O melhoramento do açude permitiu a acumulação de água para vencermos a seca”, relatou o proprietário do sítio, Valdemar Nunes de Santana.
O município de Petrolina possui uma área de 4.559 km2, sendo grande parte compreendida pela área de sequeiro, onde cerca de 27.000 habitantes estão sofrendo com a estiagem na região. “Criamos o programa ‘Água de Beber’ que atende, até o momento, aproximadamente 6.500 pessoas, além disso, estamos recuperando poços tubulares e perfurando poços, que servem para atender o consumo dos animais. Além da limpeza mecanizada de aguadas em todo interior do município”, informou o prefeito Julio Lossio.
A prefeitura de Petrolina decretou situação de emergência por estiagem, através do decreto nº 006 de 18/01/2012, sendo reconhecido pela Secretaria Nacional de Defesa Civil através da portaria nº 103, de 15 de março 2012.