Em reunião realizada no ultimo dia 28, em Salvador, para constituição, fundação e eleição da diretoria da Associação Baiana de Consórcios Públicos – ABCP, o prefeito Luiz Vicente Berti foi eleito Vice-Presidente Institucional. Os Consórcios Públicos ganharam a legalidade em 2005, com a Lei Federal 11.107. A Bahia foi o 1º estado a formar um consórcio de acordo com esta lei. Em 08 de abril de 2005 surgiu o CIRB – Consórcio Intermunicipal do Recôncavo Baiano.
Dando continuidade a este processo, os representantes municipais identificaram a necessidade de unir esforços em prol de ações em conjunto através dos consórcios para atender as demandas individuais e regionais. A ABACP surgiu com o objetivo de coordenar os esforços entre seus associados com a implementação de uma efetiva política estadual que atenda os consórcios públicos e estabeleça um fórum permanente de debates de assuntos consorciais nos três âmbitos de governo.
O Prefeito Luiz Vicente Berti, que preside o Consócio de Desenvolvimento Sustentável do Sertão do São Francisco- CONTESF, representando os 10 municípios que integram o consórcio, no Norte da Bahia: Juazeiro, Sobradinho, Sento-Sé, Casa Nova, Remanso, Pilão Arcado, Campo Alegre de Lourdes, Curaçá, Uauá e Canudos. Destaca que “É muito positivo o protagonismo da nossa região, o Governo vem sinalizando um grande interesse na construção de parcerias e fortalecimentos dos consórcios como instrumento e realização das demandas comuns dos municípios”.