Na última sexta-feira (30), o prefeito de Petrolina, Julio Lossio, participou da cerimônia de entrega dos certificados do Petrolina Cidadã no auditório do SEST SENAT . Os alunos receberam certificados nos cursos de garçom, bar tênder, maître d’hotel, camareira, costura, confecção de peças íntimas, bordado à mão, confecção de sandálias e informática.
Julio Lossio parabenizou os novos profissionais e destacou a importância da qualificação e acenou para as oportunidades de emprego que surgirão para aqueles que conseguiram o certificado.
O Petrolina Cidadã é um programa desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Petrolina em parceria com o SENAI, SEST/SENAT, Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. O programa já qualificou profissionais como Soldador de Processo Eletrodo Revestido em Aço Carbono e Aço Baixa Liga, Pedreiro de Alvenaria, Mecânico de Manutenção, Instalação de Aparelhos de Climatização e Refrigeração, Mecânico de Motocicletas, Cabeleireiro, Manicure e Pedicure, Corte e Costura Básica, entre outros.
O Programa Petrolina Cidadã tem o objetivo de erradicar a miséria no município de Petrolina através de ações objetivas para a prospecção das famílias em situação de extrema vulnerabilidade social e sua inserção em programas governamentais locais e federais.
A coordenadora pedagógica do programa, Celina Ferro, disse que os cursos profissionalizantes têm o objetivo de proporcionar aos participantes oportunidade de trabalho oportunizando-os conhecimento e renda própria. “Nossa maior preocupação é transformar as pessoas que serão capacitadas em futuros micro-empreendedores e competentes para o mercado de trabalho. Esse programa é mais uma ação que cuida das pessoas em primeiro lugar”.
A Prefeitura de Petrolina, através do Programa Petrolina Cidadã, ja beneficiou mais de 1.000 pessoas. Desde o o inicio do programa foi realizado um levantamento das necessidades de mão de obra dos empresários locais. “Com esses dados, estamos ofertando qualificações que atendam a essa demanda, como forma de ajudar a os alunos no mercado de trabalho”.