A Prefeitura de Petrolina realizou nesta segunda-feira (6), no auditório da Secretaria de Saúde, a aula inaugural do curso introdutório dos novos Agentes de Combate às Endemias (ACEs). Esses profissionais que tomaram posse nesta segunda foram convocados na primeira chamada do concurso público, um compromisso do prefeito Miguel Coelho em reforçar o serviço ofertado à população que utiliza o Sistema Único de Saúde (SUS).
O curso tem duração de 40 horas e o objetivo é fortalecer a Atenção Primária de Saúde, como explica a secretária da pasta Magnilde Albuquerque, que deu boas-vindas aos convocados. “Esse curso faz parte do processo inicial de formação necessário para a atuação desses agentes com o objetivo de fortalecer a Atenção Primária em Saúde. Nossa intenção é capacitar estes profissionais que exercem um papel fundamental no controle e combate às endemias”, explica.
Além de 23 ACEs que foram empossados nesta segunda, também tomaram posse 16 Agentes Comunitários de Saúde (ACSs), que iniciam o curso introdutório nesta terça-feira (7). No próximo dia 13, os outros 22 agentes de endemias convocados irão tomar posse e passar pelo curso. A prefeitura continuará chamando os aprovados de acordo com a necessidade da Secretaria de Saúde. Lembrando que o concurso tem validade de dois anos, podendo ser prorrogado por mais dois.