A Prefeitura Municipal de Casa Nova(BA) está encarando o desafio de melhorar a educação no município. Um dos principais objetivos, segundo a secretária de educação, Maria Aparecida Fernandes, é elevar a nota de Casa Nova no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que na última avaliação ficou com a média 2,6 entre os alunos dos anos finais do ensino fundamental, de acordo com o site do ideb. Para isto, em menos de seis meses, investimentos e mudanças começaram a ser implementadas pela atual gestão.
Um dos investimentos, como aponta a secretária, foi a criação das coordenadorias pedagógicas e coordenadorias de polo. Os coordenadores pedagógicos atuam na sede do município e futuramente serão levados para as escolas do interior com maior fluxo de alunos, enquanto a coordenadoria de polo trabalha por região, levando orientações aos professores e fazendo uma ponte direta entre a escola e a secretaria de educação. “Agora o professor não precisa mais sair da escola para vir até a secretaria, porque eles passam as demandas para o coordenador, que busca uma solução. Caso não consiga, o coordenador traz a questão até a secretaria para ser resolvida”, explicou.
A melhoria da nota no Ideb passa pela capacitação dos professores. Pensando nisso, a Prefeitura realizou no mês de março a Jornada Pedagógica, que reuniu os professores do município e contou com palestras ministradas por profissionais conhecidos no Brasil e em outros países. “Os palestrantes foram escolhidos a dedo. Eles trouxeram palestras que ajudaram a levantar a autoestima dos professores. Você pode ter certeza de que o que eles (professores) ouviram durante as palestras está sendo aplicado na sala de aula. Isso é muito bom para o município”, comentou a secretária.
Oferecer escolas de qualidade é outra forma de melhorar a educação em Casa Nova. A Prefeitura já reformou e climatizou duas escolas, uma na sede e outra no distrito de Santana do Sobrado, além de já ter conseguido com os Governos Federal e Estadual a construção de novas unidades na sede e no interior. “A qualidade no ambiente de trabalho vai refletir na qualidade do ensino e na melhoria da educação”, destacou Maria Aparecida.
Visando mais qualificação para os professores do município, a Prefeitura viabilizou um novo espaço para o funcionamento do programa Plataforma Freire, que é desenvolvido pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoa de Nível Superior (CAPES) e Ministério da Educação.
A nova sede é climatizada e está equipada com laboratório de informática, biblioteca, sala de estudo e pesquisa, sala de professores, sala de aula, coordenação de ensino, cozinha e quarto para repouso de professores que não residem no município. “Esse foi outro avanço na educação de Casa Nova. Os professores têm um espaço confortável para aprender. E o que eles aprendem na Plataforma Freire passam para os nossos alunos”, ressaltou a secretária.
Outra mudança na educação casanovense é a parceria entre Prefeitura e a Uneb que oferecerá, pela primeira vez no município, o curso pré-vestibular Universidade para Todos. Neste primeiro ano, o programa atenderá 100 estudantes, preparando para enfrentar as provas do vestibular e o Enem. Além do pré-vestibular, a Prefeitura vem buscando junto a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) a implantação de um polo de ensino em Casa Nova.
Texto: Emerson Rocha
Fotos: Cesar Augusto