O dia 10 de junho é marcado por uma celebração muito especial. Se vivo, João Gilberto, o pai da Bossa Nova, completaria 91 anos nesta sexta-feira (10). Para a Prefeitura de Juazeiro, a data é motivo para comemorar a vida e arte imortal do juazeirense ilustre, que tornou nosso município a capital internacional da Bossa Nova. A história de João pode ser conhecida através do Memorial Casa da Bossa Nova, local onde ele morou e que hoje funciona a Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes de Juazeiro.
Nas paredes, é possível conhecer os passos do artista, desde a sua história, passando por discos e um mural de fotos. Para marcar o dia do aniversário do ícone, o artista local Silas França gravou, dentro do Memorial, um especial que será transmitido nesta sexta-feira (10). Além de Silas, o vídeo contará com participações do Japão, país que tem verdadeira paixão pelo legado de João Gilberto e da neta do juazeirense, Sofia Gilberto.
A live terá início às 20h, horário do Brasil, e será transmitida pelo canal do youtube Silas França e no instagram pelos perfis @silasfranca44 e @silasfrancaof .
“É um momento de alegria e celebração para todos nós que nos orgulhamos de termos este juazeirense ilustre, que levou nossa cidade para o mundo. Por isso tivemos essa ideia de unir Brasil – Japão, que é um país apaixonado pelo trabalho de João Gilberto”, diz Silas França.
Quem também não deixou de comentar a data foi um dos responsáveis pela implantação do Memorial Casa da Bossa Nova, Maurício Cordeiro (o “Mauriçola”). “Falar de João Gilberto em poucas palavras é difícil, mas ele é o criador de um formato de cantar e tocar música universal. João Gilberto não gostava de dançar, não gostava de dar entrevistas e nem de aparecer, ele gostava de criar harmonias. Era um operário criador de música. Para conhecer João Gilberto é preciso silêncio e sensibilidade”, destaca Mauriçola.
Memorial Casa Bossa Nova
O Memorial funciona na sede da Seculte, na casa onde viveu João Gilberto, localizada na Praça Imaculada Conceição (Praça da Bandeira), nº 20, Centro. A exposição pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.
Ascom PMP