Agosto é o mês de celebração da implementação de vários equipamentos de assistência pública em saúde de Juazeiro. O mês reúne as comemorações pela chegada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e do Centro de Atenção Psicossocial II (CAPS) ao município, e a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), aproveitou para homenagear os profissionais e pacientes de cada unidade.
“Vivenciamos datas importantes nas últimas semanas, que dedicamos aos nossos pacientes, mas especialmente aos colaboradores do Samu, da UPA e do Caps II pelas datas festivas de implementação desses equipamentos tão importantes no nosso município. Aproveitamos para reafirmar o compromisso da nossa gestão com a oferta de uma saúde de qualidade ao nosso povo, e exemplos claros desse compromisso são os diversos investimentos que fizemos nesse e vários outros equipamentos”, disse a prefeita Suzana Ramos.
O secretário de Saúde, Allan Jones, destacou o trabalho das equipes. “Quero fazer um agradecimento especial aos profissionais pelo trabalho responsável, dedicado ao cuidado e a assistência ao juazeirense”, falou.
CAPS II
O aniversário mais recente foi do CAPS II, que no último dia 18 de agosto, completou 20 anos prestando assistência a pacientes com transtornos psíquicos graves ou persistentes.
De acordo com a gerente do CAPS II, Karoline Barros, a unidade tem avançado na melhoria do serviço nos últimos anos. “Desde 2021, estamos qualificando o atendimento. Encontramos uma equipe muito pequena que não atendia às necessidades e conseguimos ampliar o quadro. Hoje contamos com uma equipe multidisciplinar composta por: enfermeiros, psicólogas, médicos, educadores físicos, assistente social, artesãos entre outros, focada na reabilitação psicossocial do paciente”, afirmou.
O CAPS II atende a aproximadamente 2.500 usuários ativos, Luciene é uma delas que conta como o serviço mudou a sua vida para melhor. “Eu tinha um comportamento agressivo e já vinha de internamentos. Cheguei ao CAPS com medo, mas fui acolhida com carinho por todos. Sigo com o meu tratamento diário e sinto como se aqui fosse minha casa”, disse.
UPA
No dia 22 de agosto, foi a vez da UPA festejar os seus 11 anos de atividade. A unidade é responsável por atender grande parte das urgências e emergências. Neste primeiro semestre de 2023, foram realizados mais de 250 mil atendimentos.
A partir da gestão da prefeita Suzana Ramos, a unidade tem ganhado reforço com equipamentos de última geração para garantir um atendimento mais especializado à população. “Foram feitos investimentos importantes que proporcionaram a reforma da infraestrutura física da unidade, a aquisição de um tomógrafo, aparelho fundamental na identificação de várias patologias e ainda a instalação da usina de oxigênio, que abastece toda a rede de saúde do município, além da UPA, e ainda fornece O2 para pacientes que necessitam de oxigênio em casa. Tudo planejado para oferecer a melhor assistência aos nossos pacientes”, comentou o gerente da UPA, Gledston Antonio Borges.
SAMU
O SAMU completou, no dia 15 de agosto, 19 anos prestando socorro de urgência ou emergência por meio da prestação de orientações e do envio de veículos tripulados por equipe capacitada.
O coordenador do SAMU Juazeiro, Franclen Rusvell, contou que o serviço atende em média 2.400 chamadas por mês, destas 1.200 precisam do envio de ambulâncias. “Temos implementado medidas para oferecer um atendimento cada vez mais ágil e eficiente aos nossos pacientes. Reestruturamos nossas ambulâncias e hoje temos seis veículos, duas unidades de suporte avançado e quatro de suporte básico, além da motolância. Também adquirimos mais macas para otimizar o atendimento”, detalhou.
Fonte: Ascom