A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA), em parceria com a Codevasf e a União das Associações do Vale do Salitre (UAVS), realizou na noite desta sexta-feira (23), a inauguração da adutora 2 do Salitre, uma obra que está beneficiando 16 comunidades salitreiras e atingindo um total de 3 mil pessoas.
A adutora que parte do Junco até o povoado do Horto, numa distância de 1.652m, faz parte do projeto de perenização do rio Salitre, uma antiga reivindicação dos agricultores. “Foram 27 anos sem água, uma vida difícil e sofrida. É gratificante poder ver a alegria das pessoas que hoje têm água em suas propriedades. Lutamos para que isso acontecesse, uma luta dos salitreiros e de todos os agricultores”, emocionou-se Mineia Clara dos Santos, moradora da comunidade de Alfavaca e vice-presidente da UAVS.
Para a moradora da comunidade de Curral Novo e ex-presidente da UAVS, Eliete Neide da Paixão, a adutora proporcionou aos moradores da localidade uma sensação de liberdade. “Ter água na sua propriedade é dignificante, pois é a certeza de produção. Acreditamos no prefeito Isaac Carvalho e na Codevasf, pois hoje temos duas adutoras que atendem o baixo e o médio Salitre. É uma satisfação para todos nós”, afirmou.
A adutora 2 do Salitre possui 1.652m de extensão e 400mm de diâmetro, propiciando 277,99 ha de área irrigada na região. De acordo com o presidente da UAVS, Josemario Gonçalves da Silva (Bubu), esse é um momento de alegria e confraternização “para os que fizeram dessa luta um sonho realizado”. Já o presidente da Associação do Junco, Felisberto Lima dos Santos (Bebeto), ressaltou a gratidão que sente pela Codevasf e prefeitura por conta da realização dos trabalhos e concretização do projeto.
Com uma vazão de 500 litros por segundo, a implantação da adutora tem o valor total de R$ 591.367,98. O deputado estadual eleito Crisóstomo Lima (Zó), destacou as lutas e conquistas do povo do Salitre e o posicionamento da administração diante delas. “Todas as demandas e necessidades do Salitre sempre foram tratadas com prioridade no nosso governo, a exemplo das estradas e da perenização do rio. No legislativo estadual darei continuidade às necessidades dessa localidade, pois essa também é uma luta minha”, afirmou.
Para o secretário de Agricultura, Jorge Cerqueira, fazer parte de algo tão importante é uma satisfação. “Quando a adutora chegou aqui não tinha água nas torneiras das residências, uma situação de muita dificuldade para todos. Hoje os salitreiros recebem água em suas propriedades e podem cultivar suas frutas e hortaliças. É algo dignificante. A gestão tem tido uma preocupação grande em proporcionar melhorias para as comunidades do interior”, frisou o secretário.
O superintendente da Codevasf, Alaor Grangeon de Siqueira, falou da satisfação em trabalhar lado a lado com a prefeitura e resumiu algumas ações realizadas pela Companhia. “É uma prazer vê a alegria do povo que hoje tem água em sua propriedade. Sei que temos muitos desafios para enfrentar, a exemplo da energia elétrica dos perímetros irrigados, a continuidade do projeto Lindu, e outros, porém estamos abertos para ouvir a todos e juntos, a Codevasf, a comunidade e os órgãos públicos, acharão as possíveis soluções”, destacou Alaor.
Finalizando os discursos da inauguração, o prefeito Isaac Carvalho destacou a importância das obras entregues pela gestão. “Essa é a décima quinta adutora entregue para uma comunidade do interior e é um prazer fazer parte de algo que tem transformando a vida do povo do Salitre. A garantia do abastecimento de água com suficiência para sua produção agrícola é de grande importância. Temos muito ainda por fazer, pois o Vale do Salitre é grande, mas estamos trabalhando para que as melhorias cheguem cada vez mais”, declarou o prefeito.
Também estiveram presentes o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Juazeiro, Emerson da Silva (Mitú), os vereadores Agnaldo Meira, Justiniano Félix (Tiano), Sargento Bastos, Jean Gomes e equipe do governo municipal.
Fonte: ASCOM SEAPA/PMJ




